SONO

Segue vídeo com 20 DICAS PARA MELHORAR O SONO das crianças com TEA. Minhas dicas são baseadas no Manual do site AUTISM SPEAKS e adaptadas pelo site www.autismo.institutopensi.org.br. Caso mesmo adotando todas essas dicas, não seja bem sucedido, procure um ESPECIALISTA EM SONO para analisar se existem razões médicas que atrapalhem o sono e, conforme o caso, tome as medidas necessárias.

6 RAZÕES PARA O DISTÚRBIO DO SONO NO AUTISMO

Como explica o IG @entendendooautismo:

"Estima-se que a quantidade de pessoas com autismo que passam por dificuldades na hora de dormir varie entre 40% a 80%. As causas são as mais variadas possíveis, mas citamos apenas as mais trazidas pelos pais aos consultórios. Vamos falar agora do que pode ser feito para amenizar esse momento tão importante e torná-lo prazeroso.

Soluções que podem ajudar na hora de dormir ⤵️
_
👉 Diminua os estimulantes durante a noite: itens como açúcar e cafeína não são indicados para quem tem dificuldades para dormir. Procure dar alimentos que estimulem o relaxamento muscular e que proporcione mais sono ao pequeno.
_
👉 Estabeleça uma rotina durante a noite que favoreça o pequeno. Você pode ler uma história, adotar um horário padrão para deitá-la na cama, fazer uma massagem nas costas e até mesmo colocar uma música suave. Por outro lado, nada de televisão ou jogos eletrônicos.
_
👉 Procure se certificar de que a porta do quarto não fica rangendo ou se há algum outro objeto que impeça o sono da criança.
_
👉 Se a criança apresentar hipersensibilidade a cores, deixe o quarto de seu filho com o ambiente mais ameno possível.
_
👉 Antes do horário de dormir, procure dar um banho morno na criança.
_
👉 Toda e qualquer medicação só pode ser ministrada sob o acompanhamento médico, sendo proibido o uso de remédio sem o conhecimento do profissional.
.
Quer aprender mais sobre Autismo, diagnóstico, tratamentos e medicações? Conheça o PROTEA - Programa Especializado no Transtorno do Espectro Autista".
.

Please reload

Mayra Gaiato aborda o Transtorno do Sono e explica ainda como fazer para ensinar os filhos a dormirem sozinhos, através de estratégias comportamentais:

MELATONINA

 

Em sua palestra no Ico Project, Dr. Paulo Liberalesso esclareceu que não se sabe sobre a eficiência de melatonina, mas aparentemente a eficácia é mais baixa nas crianças com TEA. Todavia, acrescentou que há um efeito da melatonina durante o dia, que é a Seratonina, que é modulador de comportamento e que pode melhorar a performance pedagógica. 

Segundo o Dr. Gadia, os estudos não são conclusivos. 

MÚSICAS CALMANTES

Uma coisa que ajuda bastante o Matheus a pegar no sono são músicas calmantes. Ele coloca sempre a playlist "Sono Profundo" do Spotify.

 

A mamãe Vanessa do IG @autismogemelar conta que as meninas adoram dormir ao som do Canal Zis, conforme música que segue abaixo. No entanto, salientamos, o uso de tela antes de dormir não é recomendado:

Segue uma relação de recomendações para ajudar as crianças com Autismo a dormirem melhor, de acordo com o IG sindrome_de-asperger_autismo:

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com