TEORIA DA MENTE

TEORIA DA MENTE

Crianças neurotípicas com mais de 4 anos já conseguem fazer o teste normalmente, mas crianças com TEA e outros transtornos respondem errado.

 

Veja a brilhante EXPLICAÇÃO e o teste da Mamãe Tagarela com Éric, de 5 anos, que está no TEA. Fiz também o teste com o Matheus, que já tem 7 anos e que saiu do Espectro.

 

Como explica a mamãe Catherine no post de 03/02, responsável pela dica do post: “Teoria da mente é a capacidade de atribuir estados mentais ao eu e aos outros, e entender que os outros têm crenças, desejos e perspectivas diferentes das suas.

 

No entanto, para indivíduos com autismo, a teoria da mente geralmente não é desenvolvida; eles têm dificuldade em entender que pessoas diferentes têm interesses diferentes. Uma criança com autismo pode presumir que todo mundo gosta de falar sobre gibis e falar disso o tempo todo, sem perceber que a outra criança não está interessada na conversa. Por que a teoria da mente é necessária? A teoria da mente é uma importante habilidade social.

 

Para desenvolver a teoria da mente, as crianças devem se envolver em interações sociais, se interessar pelos outros e serem capazes de prever seu comportamento. A maioria das interações sociais exige alguma forma de dedução sobre a situação. Essa pessoa está triste? Essa pessoa parece desinteressada?

 

O que estou dizendo está prejudicando os sentimentos de alguém? Interações sociais bem-sucedidas exigem que o indivíduo seja capaz de inferir (ou adivinhar) como suas ações afetam os outros. A teoria da mente é uma parte importante das habilidades sociais e do comportamento socialmente apropriado.”  

 

Faça o teste com seu filho e conta pra gente como foi? Para saber mais, acesse o vídeo na íntegra no YouTube da Mamãe Tagarela @mamaetagarela e Luna ABA com @lucelmo.lacerda

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com