Profissionais Envolvidos no Tratamento

A Equipe Envolvida no Tratamento

Desde a primeira suspeita, até o andamento do tratamento, muitos profissionais foram e estão envolvidos.

A primeira pessoa a suspeitar do Autismo foi nossa pediatra, Maria Fernanda Martinago, de Blumenau, que é nossa vizinha de porta e ficou em alerta ao comentarmos que ele não atendia aos chamados. Devemos a ela nossa maior gratidão, pois possibilitou que iniciássemos o tratamento precocemente, possibilitando assim melhores resultados.

DRA. MARIA FERNANDA MARTINAGO

PEDIATRA

Pediatra que realizou o pré-diagnóstico.

Consultório (47) 3322-0481.

Please reload

Suspeitando do Autismo, nos encaminhou para uma Fonoaudióloga, Dra. Ana Paula Pamplona da Silva Müller, que recomendou que fizéssemos um exame de audição, o Bera, para afastar a hipótese de que o atraso na liguagem e a falta de atenção ao chamado ocorressem em virtude de um eventual problema de audição. Após comprovado o diagnóstico, passou a atendê-lo semanalmente.

ANA PAULA PAMPLONA DA S. MULLER

FONOAUDIÓLOGA

Fonoaudióloga que confirmou o pré-diagnóstico.

Consultório (47) 3222-0168.

Please reload

O Bera (exame de audição) foi realizado na Clínica Lucano, em Brusque. Feito o exame, foi constatado que não havia nenhum problema de audição.

CLÍNICA LUCANO

EXAME AUDIÇÃO

Exame de audição Bera.

(47) 3355-1618.

Please reload

Afastada a hipótese de problema de audição, nossa pediatra recomendou uma avaliação com neuropediatra especialista para o diagnóstico definitivo do Transtorno. Diante de algumas críticas públicas em relação ao primeiro neuropediatra, vamos manter seu nome em sigilo.  

Matriculamos então o Matheus na escola regular Crescer, atualmente denominada Lumiere. 

 

Devemos muito a evolução do Matheus à dedicação de sua querida professora, Sharon Jennice Morgenstern, que acompanhou o Matheus desde o seu primeiro dia de aula, durante mais de 2 anos. Foi, é e sempre será de primordial importância para o seu desenvolvimento e comportamento!

SHARON J. MORGENSTERN

PROFESSORA

Please reload

Agradecemos também à diretora e orientadora à época, Maria Salete Lobo e Ilse Junsek, respectivamente, que forneciam 6h (seis horas) por semana uma auxiliar terapêutica em sala de aula, a habilidosa e querida professora, Tainara Deschamps da Silva, que agia inicialmente como "sombra" quando necessário, ajudando-o a cumprir os comandos da professora e interagir com os amigos.

ESCOLA LUMIERE

EDUCAÇÃO INFANTIL REGULAR

(47) 3322-2100

Please reload

Além disso, começou a fazer semanalmente aula de musicalização com o músico especialista em Autismo, Naldo Nogueira.

MUSICALIZAÇÃO NALDO NOGUEIRA

MUSICALIZAÇÃO

Musicalização para redução da sensibilidade auditiva e melhora da consciência corporal.

(47) 3323-4554

Please reload

Além de terapias com a fonoaudióloga, Dra. Ana (acima citada), iniciou terapia comportamental com a Dra. Cintia Debora Zeplin Moeller.

CINTIA MOELLER

TERAPIA COMPORTAMENTAL

Terapia Comportamental.

(47) 3041-0168

Please reload

Iniciado o tratamento, o desenvolvimento do Matheus foi incrível, passou a interagir, aumentou drasticamente o contato físico, adotou novas palavras, ficou menos sensível aos ambientes barulhentos, etc. Além das terapias semanais, os profissionais nos davam dicas para estimulá-lo na rotina diária.

 

Para analisar o risco de convulsões, o neuropediatra recomendou a realização de um encéfalograma, realizado pela neuropediatra Dra. Lúcia Haertal, que felizmente afastou a predisposição neste sentido.

LUCIA HAERTAL

EXAME ENCEFALOGRAMA

Neuropediatra que realizou o encefalograma.

(47) 3322-1522

Please reload

Passados 5 (cinco) meses do pré-diagnóstico, procuramentos também uma segunda opinião, consultando com o neuropediatra do Hospital Albert Einstein em São Paulo, Dr. Erasmo Barbante Casella. O especialista nos afirmou que, como se tratava de um nível mais leve, caso adotássemos diariamente o método ABA, ele teria grandes chances de diminuir os sintomas, com possibilidades até mesmo de sair do Espectro Autista. 

ERASMO BARBANTE CASELLA

NEUROPEDIATRA ALBERT EINSTEIN

Neuropediatra que indicou o tratamento Método ABA e indicou Dra. Mayra Gaiato.

Doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (1995). Médico do Instituto da Criança do HCFMUSP, Coordenador do ambulatório de Distúrbios do Aprendizado do Instituto da Criança do HCFMUSP. Professor Colaborador Médico do Departamento de Pediatria da FMUSP. Tem experiência em Distúrbios do Aprendizado, Déficit de atenção, Erros Inatos do Metabolismo e Emergências em Neurologia Infantil.

(11) 2151-0115

Please reload

Para aplicar e nos orientar como adotar o método ABA, Dr. Erasmo nos indicou a psicóloga Dra. Mayra Bonifácio Gayato, autora do famoso livro Mundo Singular (meu predileto). Apesar de sua clínica ser em São Paulo, permitiu que optássemos em fazer a terapia em seu consultório, e que a psicóloga de sua equipe, Mariângela Ferreira de Farias, aplicasse o método no hotel e até mesmo que periodicamente viesse a nossa cidade para tanto. Além de aplicarem o método, nos orientaram de como fazê-lo, indicando passo-a-passo e etapa por etapa à medida que foi evoluindo. Iniciado o tratamento diário do método ABA, mais um grande passo foi dado na evolução de nosso Matheus, que começou a formar frases inicialmente simples e depois mais complexas, ampliar drasticamente seu vocabulário, sua concentração, interação e todo seu desenvolvimento de forma geral.

MAYRA GAIATO

TERAPEUTA COMPORTAMENTAL

Psicóloga. Mestrado em Psicologia Experimental - Análise do Comportamento (ABA). 
Especializanda em Neurociências pela Faculdade de Medicina da USP. 
Co-autora do livro Mundo Singular – Entenda o Autismo. 
Autora do livro: Guia de Sobrevivência do TDAH.
Experiência com autismo desde 2003. 
Diretora da Equipe Singular.

 

(11) 3061-9589 | (11) 99944-2309 
contato@equipesingular.com.br

Please reload

Mariângela Ferreira de Farias

EQUIPE MAYRA GAIATO

Psicóloga. marifefarias@gmail.com

Please reload

Iniciou também natação com a querida professora Karla M. Bargen Henn, na Hochheim Kids em Blumenau, que consquistou nosso anjinho já na primeira aula!

KARLA M. BARGEN HENN

NATAÇÃO

Natação Hochein

(47) 3037-3007

Please reload

Realizamos também exames de sangue de rotina, assim como análise de seus indíces de vitaminas e possíveis intolerâncias alimentares, testando-se mais de 50 alimentos, com Dr. Ricardo de Oliveira, da clínica RDO Diagnósticos Médicos em São Paulo.  

RICARDO DE OLIVEIRA

EXAMES INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES

CRM-SP 26.218

  • Diretor Médico e fundador da RDO

  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo – 1975;

  • Professor da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, São Paulo (1980-1990);

  • Professor convidado na Boston University School of Medicine, MA 02215, EUA (1984-1985);

  • Fundador, Diretor e Vice-Presidente Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da HEMAGEN DIAGNOSTICS, INC, 9033 Red Branch Rd, Columbia, MD 21045, EUA – (1985-2000);

  • Diretor dos Laboratórios Centrais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade S. Paulo (1996-2000) e Hospital do Câncer (A. C. Camargo), São Paulo – (1996-2000);

  • Mais de 100 trabalhos científicos e 500 “Abstracts” publicados;

(11) 3065-0800

Please reload

Afim de buscar informações sobre o autismo no exterior, nos consultamos com o famoso neuropediatra brasileiro, há muitos anos radicado nos Estados Unidos, Dr. Carlos Gadia, diretor do site Autismo e Realidade e diretor-médico do Miami Children's Hospital, um dos principais centros de referência em autismo nos Estados Unidos.

CARLOS GADIA

NEUROPEDIATRA MIAMI CHILDREN'S HOSPITAL

Diretor Médico Miami Childrens Hospital USA, um dos maiores centros de autismo do Mundo.

Please reload

Nas horas difíceis, procuramos nossa querida parapsicóloga, Dra. Nádia Riella, que deu suporte ao casal para os desafios pessoais de superação, na busca de paz e harmonia para enfrentarmos unidos esses momentos conturbados de aceitação e mudanças. Assim como Dr. Paulo Ceconi, também parapsicólogo, de essencial importância para lidar com insônia, ansiedade e outras preocupações que afetam os pais.

PARAPSICOLOGOS

NÁDIA RIELLA e PAULO CECONI

Dra. Nádia Riella (47) 3340-1400

Dr. Paulo Ceconi (47) 3325-7943

Please reload

Nossa ex-babá, que foi um anjo da guarda, Lindomar Müeller da Silva, que aparece em grande parte dos vídeos publicados, quando aplicava o Método ABA. Participou com muito amor e total afinco em cada etapa dessa jornada. Sem ela, não teríamos chegado tão longe!

LINDOMAR MÜELLER DA SILVA

BABÁ

Please reload

Posteriormente quem aplicava o Método ABA diariamente em casa no Matheus foi o estudante de psicologia, Pedro Filipi Valente da Silva, que com seu talento nato e toda sua sabedoria, faz deste trabalho uma divertida brincadeira, contribuindo de forma excepcional para o desenvolvimento do nosso pequeno.

PEDRO FILIPI DA SILVA

ESTUDANTE DE PSICOLOGIA

Please reload

Acrescentamos ao tratamento também a Terapia de Integração Sensorial, aplicada semanalmente pelo terapeuta ocupacional Victor Ruan Carvalho Soares, que tem contribuído para desenvolver diversas habilidades, bem como para atentarmos quanto às necessidades para máxima independência do Matheus em suas atividades cotidianas.

VICTOR RUAN

TERAPIA COMPORTAMENTAL

Clínica Integrada Apoio

(47) 3222-0168

Please reload

E ainda para o uso de florais, contamos com as habilidades da terapeuta formada em Farmácia e Bioquímica, Silvana Hilgenberg, que desenvolveu florais exclusivos, para mãe e filhos, de acordo com a necessidade de cada um, diminuindo assim ansiedade e outros sintomas, e contribuindo para o desenvolvimento da interação e verbalização do Matheus.

SILVANA HILGENBERG

FLORAIS

Formada em Farmácia e Bioquímica pela UEPG -PR
Especialização em Saúde Pública pela UNAERP- SP
Embriologista
Curso de "Terapias complementares" pela FURB- SC
Curso de terapia floral pelo Anahata e Sal da Terra
Outros cursos de sistemas de Bach e Califórnia com Patricia Kaminski e Richard Katz, do Alasca com Steve Johnson, da Austrália com Ian White, florais do Pacífico com Sabina Petit e florais da Mata Atlântica- Ararêtama com Sandra Epstein.

 

(47) 99991-6937

Please reload

A todas estas pessoas maravilhosas que mudaram nossa vida, em especial a vida do Matheus, devemos nossa eterna GRATIDÃO!

 

Independetemente da formação, todas essas pessoas, nós pais, o irmão Pedro e toda nossa família somos "Autistólogos", ou seja, pessoas que se dedicam a entender o que é o Autismo e como lidar com esse transtorno, afim de proporcionar ao Matheus o máximo de estímulo e, conseqüentemente a sua grande evolução.

 

 

INDICAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Para acessar a relação de mais profissionais pelo Brasil, gratuita ou particular, clique no link abaixo para acessar a página do site Autismo Tem Tratamento. 

Please reload