Perfil do Aluno

 

Fonte site: www.julilansermayer.com.br

"É na escola que passamos boa parte do nosso tempo, socializamos e construímos muitas de nossas percepções e aprendizados para o futuro, além de ser uma das fases mais importantes da nossa vida.

Se uma família com crianças típicas muitas vezes enfrentam desafios, imaginem de uma criança atípica, com algum tipo de necessidade ou atenção especial, essa preocupação triplica.

Foi vivenciando essa dualidade (maternidade típica e atípica) dentro de casa que precisei adaptar o material do Rafael para escolinha (na época ele não falava) e montei um perfil dele, o qual muda de 6 em 6 meses, mantendo-se atualizado sempre…

Desde então, muitas  famílias me procuram e enviam mensagens pedindo como consegui que o Rafael fosse bem assistido, incluído e tivesse na escola todo suporte necessário. Vale lembrar que o Rafael tem professora de apoio e esse suporte faz muita diferença no dia a dia dele.

Ao montar o perfil do Rafael busquei filtrar, simplificar e evidenciar o máximo de informações práticas para o dia a dia dele com todos da escola.

Selecionei algumas dicas importantes para você conferir antes de escrever o perfil do seu filho:

1) Monte um perfil do seu filho, explique exatamente como é o autismo do seu filho, para que isso sirva de base para os professores e todo ambiente escolar conhecerem melhor ele… (acho que TODAS as crianças deveriam ter esse perfil na escola)

2) Por maior que seja a boa vontade dos professores, por mais que muitos estudem sobre autismo, somente poderão ajudar nosso filhos se eles conhecerem as particularidades e individualidades deste aluno, e nós pais podemos encurtar esse caminho descrevendo-os através das nossas vivências, observações e intervenções  facilitando a construção da relação professor x aluno.

3) O mais legal do Perfil é que nós pais colocamos nossas impressões e em cima dessas impressões os professores construíram a impressão deles. E acreditem, nossos filhos agem de uma forma conosco e de outra na escola, seja autista ou não, costumamos estar mais suscetíveis a essas mudanças de comportamento e pode ser um diferencial neste processo de autoconhecimento para autodesenvolvimento.

4) A parceria e confiança entre pais, escola e professores são fundamentais , sendo um dos grandes segredos para  construir uma relação harmônica, saudável e inclusiva para todos…

5) Acredite no potencial do seu filho e esteja aberto para mudanças, lembrando que ele tudo sente, percebe e ouve… Na maioria das vezes há mais barulho no silêncio do que imaginamos e compreensão no que ele demonstra, saiba diferencia-los.

Lembrando que estamos constantemente aprendendo e ninguém sabe TUDO, portanto flexibilidade e respeito são duas das ferramentas fundamentais para qualquer boa relação…

No final deste post deixarei um DOWNLOAD deste perfil para vocês baixarem e construírem com calma o perfil dos seus filhos.

Inclusão é Informação!"

CRIE O SEU PERFIL DO ALUNO

 

Para criar seu Perfil do Aluno personalizado, clique no link ao lado e acesse o arquivo para download.

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com