top of page
QUADRO ROTINA
Normalmente, a criança com autismo não gosta de mudanças em sua rotina e reage melhor ao saber previamente tudo que acontecerá no seu dia.
E como são visuais, o melhor é que se faça isso através de imagens.
Por isso, é importante ter um quadro com a rotina diária, alterando-o dia-a-dia, de acordo com a variação das atividades.
A melhor forma de fazê-lo, seria tirar fotos da própria criança e sua rotina. Deixar um mural com as atividades do dia em ordem, de acordo com o que fará e as pessoas que irá encontrar (na aula de música, por exemplo, incluir foto do professor de música).
Ao longo do dia, as imagens devem ser retiradas à medida que as tarefas forem cumpridas. Melhor ainda que cada atividade esteja descrita no quadro também por escrito e com horário.
ROTEIROS VISUAIS
Em cada atividade, é importante também ter o passo-a-passo, facilitando o entendimento da criança e aumentando sua independência.
O site autismoprojetointegrar.com.br apresenta diversos ROTEIROS VISUAIS, conforme link abaixo.
Além disso, você pode criar algum roteiro personalizado, como esse exemplo que fiz para o Matheus ao lado. Ele não queria ficar com uma professora diferente quando chegava mais cedo à escola e sua professora regente não estava. Então fiz o roteiro e ele se adaptou muito melhor à mudança.
MODELOS ROTEIROS
O site autismoprojetointegrar.com.br aprensenta diversos ROTEIROS VISUAIS para escola e outras situações.
DICAS VISUAIS
Para entender melhor a função das dicas visuais e como utilizá-las, clique nos links abaixo:
Roteiro Visual
Numa determinada época, por exemplo, como o Matheus apresentou uma dificuldade de ficar na escola no horário do soninho, fiz um roteiro visual que ajudou bastante!
Você pode criar seu roteiro sempre de acordo com a necessidade.
bottom of page