QUADRO ROTINA 

Normalmente, a criança com autismo não gosta de mudanças em sua rotina e reage melhor ao saber previamente tudo que acontecerá no seu dia. 

E como são visuais, o melhor é que se faça isso através de imagens.

 

Por isso, é importante ter um quadro com a rotina diária, alterando-o dia-a-dia, de acordo com a variação das atividades. 

 

A melhor forma de fazê-lo, seria tirar fotos da própria criança e sua rotina. Deixar um mural com as atividades do dia em ordem, de acordo com o que fará e as pessoas que irá encontrar (na aula de música, por exemplo, incluir foto do professor de música).

 

Ao longo do dia, as imagens devem ser retiradas à medida que as tarefas forem cumpridas. Melhor ainda que cada atividade esteja descrita no quadro também por escrito e com horário.

ROTEIROS VISUAIS 

Em cada atividade, é importante também ter o passo-a-passo, facilitando o entendimento da criança e aumentando sua independência.

O site autismoprojetointegrar.com.br apresenta diversos ROTEIROS VISUAIS, conforme link abaixo.

 

Além disso, você pode criar algum roteiro personalizado, como esse exemplo que fiz para o Matheus ao lado. Ele não queria ficar com uma professora diferente quando chegava mais cedo à escola e sua professora regente não estava. Então fiz o roteiro e ele se adaptou muito melhor à mudança.

MODELOS  ROTEIROS 

 

O site autismoprojetointegrar.com.br aprensenta diversos ROTEIROS VISUAIS para escola e outras situações.

 

DICAS VISUAIS

 

Para entender melhor a função das dicas visuais e como utilizá-las, clique nos links abaixo:

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com