PAREAMENTO

Conforme explica Dani Botelho no IG @danibotelhoaba:

"PAREAMENTO
ou emparelhamento descreve o processo de construir um relacionamento com um cliente e é algo que fazemos de forma muito intencional e pensativa 😊

Isso significa que nossas primeiras interações com os novos clientes são sobre o que eles gostam: que tipo de brinquedos, comestíveis, jogos, músicas, etc ... são seus favoritos e disponibilizamos essas coisas para eles 👌
Queremos que os clientes associem todas as coisas boas com a pessoa que irá trabalhar diretamente com eles.

Como esse processo é VITAL para o sucesso de todos, muito tempo será gasto fazendo isso durante as primeiras semanas !!!! Eu vejo isso como um erro de muitos profissionais, que não passam tempo conhecendo a criança e não conseguem construir esse relacionamento.

Em um programa de qualidade ABA, o profissional vai SIM passar um tempo conhecendo o indivíduo, e aos pouquinhos ele começa a introduzir algumas demandas.

ABA não é prender a criança no cantinho e obriga-lá a “trabalhar”. Infelizmente tem muita gente deixando de fazer o que é certo!
Então pessoal, fiquem atentos a qualquer tipo de terapia que as pessoas estão oferecendo!!! Não se apeguem às marcas, e SIM ao que o profissional tem a oferecer para o indivíduo e para a família ❤️"

 

Conforme descreve o IG @alegramente:

 

"Na fase inicial do trabalho com uma criança autista, uma das maiores dificuldades é estabelecer que a criança cumpra o que é pedido de modo geral. Muitas delas acabam apresentando problemas de comportamento como gritar, chorar e agressão no descumprimento das exigências. 


Para trabalhar o comportamento utiliza-se reforçadores, trabalhando o pareamento e oferecendo o reforçador quando a criança realiza o que lhe é pedido. O passo inicial no processo de comparação é o aprendizado do conceito igual e das variadas formas diferentes (objetos, cores, formas, tamanhos, letras, números). Esse processo se inicia pelo conceito do igual chamado de "pareamento" ou "emparelhamento". É o ato de identificar objetos ou figuras iguais na sua totalidade ou parcialidade". 

E ainda conforme define o site www.grupoconduzir.com.br: 

"Conheça a importância do Pareamento para crianças com autismo

Publicado em 30 de novembro de 2017 por Karina Frizzi - Supervisora do Grupo Conduzir em AutismoBlogTerapia ABA

 

O pareamento é uma parte muito importante do início da terapia, é esse período que ajuda a equipe a construir um relacionamento com a criança.

 

Uma, dentre tantas outras coisas importantes na terapia, é que o terapeuta esteja pareado com itens/brincadeiras divertidos e reforçadores. É preciso que a criança ache agradável tanto o ambiente quanto o momento da terapia, pois se ela estiver se divertindo, então estará motivada a trabalhar e brincar durante toda a sessão.

Os terapeutas ficam só brincando com a criança para definir o pareamento?

 

No início do tratamento a equipe precisa ter acesso a essa criança e com isso pode parecer que os terapeutas não estão fazendo nada além de brincar, mas o pareamento não é apenas brincadeira.

 

Em todo o período, além de estar desenvolvendo uma relação agradável com a criança, os terapeutas também estão testando e avaliando, tanto o interesse por reforçadores, como suas habilidades e barreiras.

Definindo pareamento

Pareamento é um termo comum e usado com freqüência por terapeutas ABA. Ele descreve o processo de construção do relacionamento com a criança. O terapeuta começa com um pareamento intenso e completo, onde tudo o que a criança gosta é disponibilizado para ela sem nenhuma demanda, ou seja, “de graça”.

Basicamente a relação terapêutica deve começar com baixa ou nenhuma demanda e alto reforço.

 

A função do pareamento

O terapeuta deve ser visto como alguém divertido que vem em sua casa algumas vezes na semana para brincar e não apenas para exigir que realize demandas. Por essa razão, são intercaladas tarefas e brincadeiras, dessa forma é possível aumentar a motivação da criança para que novas habilidades sejam ensinadas à ela.

Quanto tempo dura o período de pareamento?

No Grupo Conduzir, na maior parte dos casos, a equipe passa de 3 a 4 semanas realizando o pareamento e após essas semanas é dado início ao treino com metas mais especificas.

 

Como sei que o pareamento teve sucesso?

 

Quando o pareamento é realizado de maneira correta, a criança passa a ver o terapeuta como alguém que lhe proverá reforçadores (coisas que a criança gosta), dessa forma ela terá interesse em manter essa relação e estará motivada para o momento da terapia.

 

É fundamental que o terapeuta crie um bom vinculo com a criança para que a terapia tenha sucesso. O ambiente da terapia precisa ser um lugar divertido e de muita aprendizagem.

Dicas para auxiliar no pareamento

  • Brinque: quando conhecer a criança, mostre diferentes jogos, brinquedos e atividades e permita que ela brinque com os itens.

  • Avalie os reforçadores: descubra o que a criança gosta e o que é reforçador para ela. Se necessário, utilize o teste de preferência.

  • Itens fora do alcance: coloque os itens reforçadores em locais que a criança consiga ver mas não consiga pegar, dessa forma ela necessariamente precisará vir até você para ter acesso à Você será o provedor dos itens reforçadores.

  • Dê reforçadores: entregue os itens reforçadores de forma não contingente, ou seja, entregue-os sem exigir nada da criança.

  • Não tire os itens da criança: lembre-se que você ainda não quer colocar demandas para a criança. Permita que a criança explore e encontre brinquedos e atividades novas e divertidas, e você deve sempre estar junto brincando.

  • Varie os itens reforçadores: esteja atento para encontrar um novo item quando a criança já estiver desinteressada pelo anterior.

  • Defina o local da terapia: é importante parear o ambiente da terapia com reforçadores, portanto, tente levar a criança até o local e esteja sempre brincando com itens que são do interesse dela".

 

No vídeo abaixo, Ana Paula Müller indica este link para figuras.

PAREAMENTO

Falando de Autismo com Ana Paula Müller

A fonoaudióloga Ana Paula Müller ensina a importância e como fazer o pareamento.

PAREAMENTO

Neuropsicopedagoga Gracilene Vasconcelos

Segue um exemplo de pareamento.

PAREAMENTO

Nós e o Autismo

Segue exemplo de pareamento com letras.

Please reload

Após uma etapa mais avançada, recomenda o Lince, que é bem mais complexo:

É possível criar uma atividade de pareamento em casa, recortando figuras e destacando sua "sombra":

Captura_de_Tela_2019-03-08_às_01.10.37.p

Para acessar, clique no arquivo PDF abaixo:

SEQUÊNCIA 

Captura_de_Tela_2019-03-08_às_01.14.10.p

Para acessar, clique no arquivo PDF abaixo:

PAREAMENTO

Captura_de_Tela_2019-03-08_às_02.58.49.p

Para acessar o material do GRUPO MATERIAIS PEDAGÓGICOS, clique no arquivo PDF abaixo:

SOMBRAS

Captura_de_Tela_2019-03-08_às_01.33.23.p

Para acessar, clique no arquivo PDF abaixo:

ONDE FICA?

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com