Método TEACH

 

O método TEACCH faz uso de recursos visuais na busca da independência, utilizando uma avaliação da criança, para determinar seus pontos fortes e de maior interesse, assim como suas dificuldades, afim de  montar um programa individualizado, adaptando o ambiente para facilitar a compreensão da criança em relação a seu local de trabalho e o que se espera dela.

 

 

QUADRO ROTINA 

 

Como já relatamos no item Conduta da Rotina, a criança autista não gosta de mudanças em sua rotina e reaje melhor ao saber previamente tudo que acontecerá no seu dia. E como são visuais, o melhor é que se faça isso através de imagens. Veja mais sobre o uso de imagens na nossa página Rotina, conforme link abaixo:

 

PECS E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.

 

Quando a criança demora demais a falar, os pais geralmente resistem à comunicação alternativa, por imaginar que isso possa inibir o desenvolvimento da linguagem verbal. No entanto, pelo contrário, a COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ESTIMULA o desenvolvimento da FALA COMUNICATIVA.

A criança SELECIONA a IMAGEM correspondente ao que deseja pedir, comentar, perguntar ou responder e entrega para o outro. Mas é fundamental que, assim que receber, o “ouvinte” dê o MODELO VOCAL da imagem recebida, incentivando assim a VERBALIZAÇÃO da criança.

A comunicação alternativa estimula a linguagem nas crianças com autismo, pois, o ATRASO do desenvolvimento da fala nesses casos não ocorre por problemas no aparelho auditivo, por exemplo, mas devido às DIFICULDADES nas HABILIDADES SOCIAIS. Algumas até falam muito, mas não de forma funcional.

Portanto, o principal foco da intervenção é o ENSINO da COMUNICAÇÃO FUNCIONAL (e não necessariamente das habilidades vocais). Aprendendo a se comunicar, ainda que de forma alternativa, as crianças REDUZEM os COMPORTAMENTOS INADEQUADOS, antes usados como forma de comunicação. 

Afinal, quando não sabem se comunicar, acabam aprendendo que BIRRAS, agressões e autolesões FUNCIONAM como forma de COMUNICAÇÃO, pois tais comportamentos fazem muitas vezes com que adultos - ERRONEAMENTE!!!!dêem mais atenção e, não sabendo exatamente o que a criança deseja, tentam adivinhar e acabam REFORÇANDO os comportamentos inadequados.

Há inclusive APLICATIVOS gratuitos que permitem a comunicação alternativa, como o já divulgado CHUPS, assim como o LET ME TALK, ambos com versão em Língua Portuguesa.

APP MATRAQUINHA 

 

Dica do IG @sindreme_de_asperger_autismo: 

 

"Dica de app gratuito MATRAQUINHA, que ajuda na comunicação das crianças com autismo chegou à iTunes Store. O app foi elaborado por Wagner, Grazyelle e Adriano Yamuto, pais e tio do Gabriel, um XMan muito especial. Com a utilização deste aplicativo a criança poderá se comunicar através de cartões que utilizam o sistema PECS.
O funcionamento é bem simples, ao clicar nestes cartões o aplicativo vai dizer (por voz) o que a criança deseja transmitir.
O app é GRATUITO! Por trás dele não tem uma baita empresa, tem a iniciativa individual de um pai, uma mãe e um tio. Tem de ser compartilhado!
Para IOS: http://bit.ly/MatraquinhaIOS"

Captura_de_Tela_2019-03-08_às_01.55.56.p

Para acessar, clique no arquivo PDF abaixo:

Raquel Martins 

PECS

IMAGENS PROJETO INTEGRAR

 

O site www.autismoprojetointegrar.com.br, apresentar uma série de imagens, em versão masculina e feminina, para novas rotinas, calendário de atividades na escola, o que é permitido e o que é proibido fazer, etc. Seguem alguns exemplos e o link do site:

IMAGENS @autismogemelar

 

Seguem mais algumas imagens enviadas pela mamãe Vanessa do IG @autismogemelar. Para acessar mais cartões neste sentido, clique no link do nosso site abaixo:

PECS @autismogemelar

 

Seguem mais algumas imagens enviadas pela mamãe Vanessa do IG @autismogemelar de autoria de Raquel Martins:

OUTRAS ILUSTRAÇÕES 

Seguem ilustrações retirados da APAE Conselheiro Lafaiete e Autismo e Educação, assim como o link do Pinterest com mais algumas ilustrações. Estas imagens podem também ser utilizadas como forma de comunicação alternativa para crianças não-verbais:

Segue dica do aplicativo Aboard para linguagem alternativa, dica do IG @autismonossomundo, repostado de @tecnologiasparainclusão:

No evento Ico Project, Erin Lozot abordou sobre a comunicação alteranativa, apresentando os seguintes slides:

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com