Autismo Tem Tratamento
QUAL O MELHOR TRATAMENTO
Neurocientista Mayra Gaiato
Nossa mestre explica que as terapias comportamentais (ABA) são os tratamentos que apresentam resultados cientificamente comprovados. Alerta que devemos tomar cuidado com tratamentos alternativos e que prometem cura, mas a cura ainda não existe!

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS - CUIDADO!!!
É preciso ter muito cuidado com tratamentos controversos pela medicina (dieta sem glúten, quelação, homeopatia, etc), em especial tratamentos que prometem a cura sem muito esforço! Não possuem fundamentação científica e podem ser prejudiciais à saúde! É importante não se perder tempo e iniciar o quanto antes com terapias efetivas e comprovadas cientificamente.
NÃO EXISTE CURA, MAS EXISTE TRATAMENTO!
Ainda não há cura para o Autismo, mas existem várias formas de contornar seus sintomas!
TRATAMENTO SÉRIOS
Os tratamentos modernos são baseados em estudos científicos comprovados por renomadas instituições.
PLANO INDIVIDUAL DE TRATAMENTO
É necessário criar um plano individual, de acordo com as necessidades de cada criança.
TRATAMENTO RECOMENDADO
De acordo com as maiores referências no Mundo sobre o Autismo, o tratamento mais recomendado é o ABA (Denver), conforme entrevistas com Dr. Erasmo Barbante Casella, neuropediatra do Hosp. Albert Einstein e Dr. Carlos Gadia, diretor do Miami Childrens Hospital. Para saber mais, acesse no respectivo link dos itens ABA e DENVER abaixo:
DR. CARLOS GADIA
Entrevista Mayra
Dr. Carlos Gadia explica que, entre os tratamentos cientificamente comprovados para o Autismo, quase todos estão baseados na Análise Aplicada do Comportamento (ABA). Saliente-se que o Denver é também baseado no ABA e é indicado para crianças com menos de 4 anos.
DR. CARLOS GADIA
Entrevista Autistólogos
Dr. Carlos Gadia explica que são necessárias pelo menos 10h de intervenções semanais e que a experiência dos profissionais e o envolvimento dos pais são imprescindíveis.
DR. CARLOS GADIA
Mitos e Verdades sobre o Tratamento
Segue relatório da palestra do Dr. Carlos Gadia no Rio de Janeiro.
DR. ERASMO BARBANTE CASELLA
Neuropediatra Hospital Albert Einstein
Dr. Erasmo explica que os tratamentos mais recomendados e que são comprovados cientificamente são o ABA / DENVER.
TRATAMENTO - PRINCIPAIS MODALIDADES
Veja um resumo sobre as formas mais recomendadas de tratamento:

ORIENTAÇÃO DOS PAIS
Nem mesmo o melhor terapeuta do mundo poderá fazer sozinho um bom trabalho em poucas horas semanais. São os pais ou cuidadores que convivem com a criança a maior parte do tempo e por isso devem ser regularmente informados e treinados sobre os estímulos que deverão realizar na rotina e como lidar com cada dificuldade, a cada etapa do tratamento.
O Modelo Denver ensina muito os pais a participarem das terapias para saber como estimular seus filhos e dar continuidade àquilo que é aprendido nas terapias.

ENRIQUECIMENTO DO AMBIENTE (5 Sentidos)
Oferecer um ambiente doméstico rico em estímulos sensoriais diversos, estimulando os 5 sentidos, com exposições a diferentes fragrâncias, escutar diferentes ritmos musicais, etc.
Para saber mais sobre Sensibilidade e Terapia de Integração Sensorial, clique no link abaixo:

MEDICAÇÃO
Não existe medicação para o Autismo, mas há medicações que podem amenizar alguns sintomas, mas devem ser evitados e deve-se recorrer aos mesmos apenas quando não se tem êxito apenas com as demais terapias (para amenizar hiperatividade, concentração, ecolalia, etc.)
Para entender melhor, acesse o link abaixo:

TERAPIA COMPORTAMENTAL
Terapia que trabalha com as habilidades, como olhar nos olhos, conversar, reconhecer expressões faciais, etc. Há vários exemplos em nosso site de como aplicar os estímulos neste sentido, nas páginas Interação, Linguagem, etc. As terapias podem ser aplicadas com algumas estratégias, como o Modelo Denver, o Método ABA, etc., conforme veremos abaixo.

TERAPIA OCUPACIONAL + INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Terapia que estimula o desenvolvimento das habilidades cotidianas, com o objetivo de se obter maior independência.
É muito comum nos Autistas a dificuldade em processar as sensações do próprio corpo, em virtude do desequilíbrio nos sentidos, como hiper ou hiposensibilidade tátil, auditiva, olfativa, do paladar e da visão. Neste caso, é importante aplicar a Terapia de Integração Sensorial, com a função de organizar estas sensações. Geralmente são trabalhadas na Terapia Ocupacional, como abordamos no respectivo link abaixo:
ABA Naturalístico (Denver)
Trata-se de um evolução do Método ABA (que tem a fama de ser muito rígido e repetitivo). O Método Denver (assim como outros métodos naturalísticos) têm basicamente a mesma linha, mas de uma forma mais afetiva e buscando o interesse da criança, através de brincadeiras. Na verdade, foi desta maneira que procuramos também sempre trabalhar!
Como já dissemos acima, é possível aplicar várias metodologias nas terapias, o Modelo Denver e PRT são os mais efetivos e recomendados para crianças com menos de 5 anos. Para saber mais sobre este modelo, clique no link abaixo.
Mediador Escolar
Um profissional importante no tratamento e no processo pedagógico da criança autista é o mediador escolar, que atua como um elo entre educadores, pais e o estudante. Atua como uma "sombra", fazendo com que a criança cumpra as atividades, não se tratando de um facilitador de tarefas. Para saber mais, acesse o site em DIREITOS e ESCOLA.
Esportes
Crianças autistas costumam ter seu desenvolvimento motor prejudicado. E como a linguagem e a coordenação motora encontram-se na mesma região cerebral, estímulo da coordenação auxilia no desenvolvimento da linguagem. A natação é o esporte mais recomendado para autistas, pois geralmente adoram o contato com a água e por ser uma atividade mais individual, normalmente é a primeira atividade física recomendada para estimular a coordenação motora. Os esportes desenvolvem as habilidades motoras, além de aperfeiçoar a consciência corporal e estimulam a inclusão, conforme link de nosso site:

PLANO INTERVENÇÃO MATHEUS
ACESSE ESSE LINK PARA SABER TUDO QUE VOCÊ PODE FAZER PELO SEU FILHO EM CASA
No auge do tratamento, aplicávamos em casa de 1h de Método ABA TODOS OS DIAS, que visava atender cada etapa do programa elaborado pela @mayragaiato - focado principalmente na LINGUAGEM, que era sua principal dificuldade, com 8 etapas, sendo a última RELATAR FATOS PASSADOS.
Sempre que íamos a São Paulo, o que no início acontecia cerca de 1x a cada 1 mês e meio, eu assistia parte das terapias aplicadas pela Mayra e sua equipe, pra saber o que fazer e como! No início eu mesma aplicava e depois contratei um estudante de psicologia, mas eu que definia e alterava o programa, preparava o material, etc. Para saber como fazer seu Roteiro Semanal, ou seja, um guia para aplicar terapias em casa, clique no link abaixo.
Além disto, o Matheus ainda fazia Terapia Comportamental, Terapia Ocupacional, Fonoaudióloga, Natação, Judô e Musicoterapia (estas uma vez por semana), resultando num total de cerca de 10h por semana de terapia estruturada.
Mas em TODOS os MOMENTOS da rotina, procurávamos aplicar os ESTÍMULOS das terapias nas situações do dia-a-dia!
A ESCOLA também recebeu TREINAMENTO para que o Matheus recebesse de forma proveitosa os estímulos da classe durante todo período em que estivesse lá, exercendo as ATIVIDADES propostas pela professora e estimulando sua INTERAÇÃO com os amiguinhos, assim como a COMUNICAÇÃO.

TREINAMENTO NO BRASIL
Convênio do MINISTÉRIO da SAÚDE com a UNIFESP e Mackenzie irá CAPACITAR FAMÍLIAS de crianças com AUTISMO (entre 2 a 9 anos), em dez estados brasileiros.
Os método foi desenvolvido pela AUTISM SPEAKS (EUA) e validado pela OMS, e trabalha os aspectos de SOCIALIZAÇÃO, COMUNICAÇÃO e outros.
A capacitação dos primeiros disseminadores da técnica deve ser feita até o final do ano.
Num PRIMEIRO momento serão TREINADOS grupos de médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais entre outros que, por sua vez, REPASSARÃO o conhecimento para GRUPOS MAIORES como agentes de saúde do SUS e outros profissionais. A partir daí, o TREINAMENTO se voltará para as FAMÍLIAS, que terão nove OFICINAS em CONJUNTO com outros pais e TRÊS SESSÕES EXCLUSIVAS, em casa, para poder individualizar as questões do filho.
O PARANÁ é o primeiro Estado a colocar em prática a iniciativa. Estima-se que 2 milhões de pessoas estejam dentro do Espectro no Brasil. Os treinamentos serão GRATUITOS.

KIT 100 DIAS
O site Autism Speaks apresenta um roteiro com todas as dicas necessárias para os primeiros 100 dias em que a família recebe o diagnóstico. O kit foi elaborado nos Estados Unidos, por isso pode ter algumas informações incompatíveis com o Brasil, mas está em português e apresenta muitas informações úteis.