LINGUAGEM

OIP-1.jpg

PASSO A PASSO 

Aprenda o passo a passo para ensinar seu filho, de acordo com os 8 Passos do Comportamento Verbal, no link abaixo:

Captura_de_Tela_2020-06-22_às_16.43.25

ABA PARA LINGUAGEM NO TEA?

Como explica a psicóloga Valéria Rodrigues:

"Sim, terapeutas ABA devidamente qualificados e experientes podem ensinar a criança com Autismo a falar, porque a fala é um comportamento 🗣🧠, tal como qualquer outro, e está sujeita ao mesmo tipo de análise comportamental. Além de que a Análise do Comportamento é a ciência melhor equipada para ensinar a fala como um comportamento devido a sua proposta de aplicação utilizando princípios comportamentais básicos, seus conceitos e metodologias já produziu uma extensa literatura sólida e comprovada. 🧩📚 .
 

⚠️Precisamos nos atentar que em alguns casos, onde não se trata apenas do comportamento da fala e possuem outros atrasos concomitantes, como a apraxia da fala, dislalia, disartria, motricidade orofacial e demais demandas fonoaudiológicas, se faz necessário a atuação em conjunto com um profissional da área de Fonoaudiologia".

Para saber mais sobre ABA clique no link abaixo:

3796901_Emoji-Speaking-Head-In-Silhouett

ESTIMULAR A VERBALIZAÇÃO 

Aprenda algumas dicas para estimular a verbalização do seu filho, clicando no link abaixo:

ENSINAR A CONVERSAR

Se seu filho já fala algumas palavrinhas, mas ainda não conversa com você, clique no link abaixo para mais algumas dicas:

MÚSICAS PARA ESTIMULAR A FALA

Músicas infantis do interesse da criança com linguagem simples podem estimulam a fala.  Para saber mais, clique no link abaixo:

ECOLALIA 

Ecolalia é um distúrbio de desenvolvimento da fala e da linguagem, em que a criança fica repetindo o que alguém acabou de dizer (imediata) ou, por exemplo, diálogos de um desenho que assistiu horas ou dias antes (tardia).

 

É uma fala sem função, que não desempenha o papel de comunicação, mas apenas a simples repetição de palavras sem sentido no contexto. Para saber mais sobre a ecolalia e como reduzi-la, clique no link abaixo: 

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Quando já fizemos terapias intensivas ABA,  pelo  menos 10h semanais, por um longo período e mesmo assim a criança não começou a falar, podemos partir para comunicação alternativa.

Apenas não devemos correr diretamente à comunicação alternativa já no início, pois devemos dedicar todos os nossos esforços para os estímulos e estratégias da cinência ABA, que é o que mais funciona para o tratamento do autismo. Para saber mais sobre comunicação alternativa, clique no link abaixo:

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com