BIRRAS, AGRESSIVIDADE E COMPORTAMENTOS INAPROPRIADOS

 

Até os 5 anos, o ideal é aplicar o Modelo Denver de Intervenção Precoce, que busca os interesses da criança e por isso não gera resistência. Mas caso opte por aplicar as terapias no estilo de ABA mais clássico, como fiz com o Matheus (até porque não conhecia o Denver na época) ou mesmo em situações em que a criança não quer obedecer, chora e resiste, siga as dicas abaixo e, quando a criança se acalmar, explique que só estará livre para fazer o que quiser após cumprir seu comando.

 

Se necessário, contenha-o! Enfim, não deixe fazer o que ele quer antes de cumprir seu comando.

Caso contrário, a criança entende que o choro é uma forma de comunicação que dá resultados, e por isso deixa de se comunicar corretamente e usa sempre o choro como forma de comunicação.

O objetivo do ABA e DENVER (que é uma versão mais naturalista do ABA) é melhorar os comportamentos esperados, como imitar, obedecer comandos, se comunicar, etc., assim como diminuir os comportamentos inapropriados. Para saber mais sobre ABA e DENVER, clique no link abaixo:

POR QUE É TÃO IMPORTANTE ELIMINAR

 

Nossa metre Mayra Gaiato explica que, os comportamentos inadequados são barreiras de aprendizado e que, se eliminamos esses comportamentos e aumentamos a socialização e a comunicação da criança, podemos chegar num ponto que a criança pode até sair do espectro, quando as características do autismo ficam tão leves que nem prejudicam mais o desenvolvimento da criança:

Quais os maiores RISCOS e PREJUÍZOS dos COMPORTAMENTOS INAPROPRIADOS? .
.
➡️ Quando a criança é pequena, esses comportamentos podem até parecer inocentes, mas se não forem moldados, não passarão com um “passe de mágica”, como acontece com o amadurecimento das crianças neurotípicas.
.
.
➡️ Quando associados ao AUTISMO, esses comportamentos podem sofrer RISCOS e PREJUÍZOS maiores, como:
.
.
*️⃣ IMPOSSIBILITAR A FALA: Se a criança vê com esses comportamentos uma forma funcional de obter o que quer, não buscará outras formas de se comunicar.
.
.
*️⃣ DIMINUIR QI: Os comportamentos inapropriados são BARREIRAS de APRENDIZAGEM, porque a criança é poupada, é menos exigida, é nivelada “por baixo” e assim perde uma série de oportunidades de aprendizado todos os dias, ficando com um RETARDO, ou seja, com um atraso em relação às crianças da mesma idade. .
.
⚠️ ATENÇÃO: estamos falando de comportamentos I-NA-PRO-PRI-A-DOS, ou seja, aqueles que acontecem nas situações em que a criança NÃO ACEITA os LIMITES e regras ou demandas dos PAIS, da ESCOLA, etc. Não estamos falando aqui daqueles causados por dor, doença, medo, etc. .
 

COMO REDUZI-LOS

✅ Analise sempre os ANTECEDENTES.
✅ Mantenha a CALMA e lembre que brigas e outras punições também são reforços e devem ser evitados;
✅ Analise a FUNÇÃO do COMPORTAMENTO para saber como agir (OBJETO, FUGA, CONTROLE ou ATENÇÃO?) - Veja posts anteriores;
✅ Aumente o repertório de comportamentos adequados e lembre sempre de reforçá-los.
✅ Dicas para aprender a lidar com esses comportamentos: livro Reizinho Autista + cursos Mayra Gaiato (são mais gostosos que maratonar Netflix e capacita você a transformar o futuro do seu filho).

ERROS COMUNS: A MELHOR forma de DIMINUIR COMPORTAMENTOS INADEQUADOS

é através de BRONCAS, CASTIGOS, PALMADAS e PUNIÇÕES? .

❌ Não, por diversos motivos:
1️⃣ Pessoas com AUTISMO já acham DIFÍCIL CONVIVER com outras PESSOAS, então esse tipo de atitude pode tornar sua PRESENÇA ainda mais AVERSIVA para a criança. Como a questão central do autismo é essa dificuldade de socialização, é muito importante que essas punições sejam evitadas.

2️⃣ Muitas vezes a criança age dessa forma para obter sua ATENÇÃO, então dar uma bronca ou outra consequência pode ser REFORÇADOR, porque a criança obteve a atenção que queria. Por isso deve ser evitado.

3️⃣ Crianças com autismo geralmente têm DIFICULDADE de DISTINGUIR as EXPRESSÕES
FACIAIS e, muitas vezes, NÃO ENTENDEM o que você está FALANDO. Então uma bronca pode parecer até uma historinha empolgante e isso ser REFORÇADOR para ela. Por isso deve ser evitado.


4️⃣ Crianças com autismo geralmente têm questões SENSORIAIS e as PALMADAS podem até ser AGRADÁVEIS. Aliás, há diversos casos de crianças que se AUTOAGRIDEM buscando exatamente essa sensação. E se não for agradável para ela, da mesma forma, sua presença pode se tornar AVERSIVA. Por isso deve ser evitado. 

5️⃣ Se você dá o EXEMPLO de bater, a criança pode aprender e se tornar AGRESSIVA também. .

6️⃣ Essas punições não ensinam as regras. Deixe as REGRAS bem CLARAS, de preferência com materiais VISUAIS e sempre que a criança não cumprir, mostre novamente a imagem e diga: “Isso não pode!” 🚫 .

7️⃣ EDUCAÇÃO do PASSADO x ABA: Muita gente tem preconceito com ABA, por ter uma visão distorcida e por conhecer apenas estratégias muito rudimentares e ultrapassadas de aplicá-la.

NOSSA EDUCAÇÃO foi de forma geral baseada nos nossos ERROS. Se fazíamos tudo certo, não estávamos fazendo mais que nossa obrigação. Com as estratégias ABA o que se faz é o CONTRÁRIO - COMEMORAMOS e PREMIAMOS cada VITÓRIA, por menor que seja e isso sim MODELA o COMPORTAMENTO, para que o indivíduo se desenvolva cada vez mais. 

DESCUBRA A FUNÇÃO DO COMPORTAMENTO

Para lidar com os comportamentos inapropriados é importante:

1. Avaliar a FUNÇÃO dos COMPORTAMENTOS, como explicamos abaixo.

2. Fazer um registro com os ANTECEDENTES, COMPORTAMENTOS e CONSEQUÊNCIAS.

Quando a criança quer obter um brinquedo, alimento, etc. 

SINAL: A criança vai fisicamente tentar obter o objeto. 

Olhando ou indo em direção ao mesmo.

NÃO DEVO FAZER DURANTE O COMPORTAMENTO INADEQUADO: 

Dar ou deixar que pegue (senão estou reforçando).

O QUE FAZER DURANTE O COMPORTAMENTO INADEQUADO: 

Tire o objeto do alcance e da visão da criança e deixe isso claro!

ENSINAR DEPOIS: 

Ensinar a pedir - apontar, me levar ao objeto, pedir colo, contato visual esticando a mão, etc.


Quando a FUNÇÃO do COMPORTAMENTO INADEQUADO é a obtenção de algum OBJETO, DURANTE a BIRRA garanta que a criança NÃO tenha ACESSO ao OBJETO. Caso contrário, você estará reforçando o comportamento e aumentando sua frequência.
Então tire o objeto do alcance e se possível da visão da criança e deixe isso bem claro!

 

Para EVITAR que isso aconteça, COMBINE as REGRAS ANTES de ir ao mercado (imagens abaixo), deixando-as bem claras, de preferência com pistas VISUAIS. E lembre de analisar sempre os ANTECEDENTES e CONSEQUÊNCIAS dos comportamentos para alterá-los.
 

Ensine seu filho alguma forma de fazer o PEDIDO ADEQUADAMENTE, seja apontando (mesmo que com sua ajuda física), levando você até objeto, fazendo contato visual esticando a mão, etc. e lembre sempre de REFORÇAR IMEDIATAMENTE, mesmo após a birra, desde que ele tenha se acalmado.

OBTER OBJETOS

Quando a criança age de forma inapropriada com o objetivo de chamar a atenção para si. 

Comum quando os pais que dão atenção o tempo todo. 

SINAL: Vai tentar ser vista e vai verificar frequentemente. Vire as costas e observe, se ela vier chorar na sua frente, é porque quer sua atenção. 

NÃO DEVO FAZER DURANTE O COMPORTAMENTO INADEQUADO: 

Não devo dar atenção (atenção negativa também é atenção).

Não posso olhar (viro o rosto), nem gritar, nem dar qualquer tipo e atenção. Em casos de agressão ou auto-agressão, segure por pouco tempo as mãozinhas ao lado do corpo, sem agressividade e sem alterar a face, dizendo calmamente "bater não", com voz monótona e formal, sem dar atenção. ! Se insiste, segure por mais um tempinho. 

ENSINAR DEPOIS:

Chamar pelo nome (verbal), vocalizar com intenção (pré-verbal), tapinha no ombro, puxar pela mão, vir na frente… 

ERROS COMUNS - COMPORTAMENTOS INAPROPRIADOS (choros, gritos, agressividade, etc).

➡️ Neste caso, a FUNÇÃO do COMPORTAMENTO INADEQUADO é a ATENÇÃO, ou seja, quando a criança age de forma inapropriada com o objetivo de chamar a atenção dos outros para si. .
.
➡️ Se o choro surte efeito, a criança entende que não precisa se comunicar de forma funcional, como falando ou através da linguagem não-verbal. Portanto, reforçar comportamentos inapropriados pode inclusive ser uma das causas do ATRASO NA COMUNICAÇÃO e da FALA.

➡️ Esse comportamento é muito comum no caso de pais que dão atenção o tempo todo para criança.

➡️ SINAL: A criança tentará ser vista durante o choro e verificará frequentemente. Vire as costas e observe, se ela vier chorar na sua frente, é porque quer sua atenção. .

➡️ O QUE NÃO DEVO FAZER durante o comportamento inadequado:
✅ Não devo dar atenção.
✅ Não posso olhar (vire o rosto), nem gritar, nem dar qualquer tipo de atenção. ⚠️ Lembre-se: brigar também é uma forma de dar atenção.
✅ Em casos de agressão ou auto-agressão, segure por pouco tempo as mãozinhas ao lado do corpo, sem agressividade e sem alterar a face, dizendo calmamente "bater não", com voz monótona e formal, sem dar atenção. ! Se insistir,segure por mais um tempinho. .
.
➡️ ENSINAR DEPOIS:
✅ Ensine formas apropriadas de chamar sua atenção, como chamar pelo nome (verbal), vocalizar com intenção (pré-verbal), encostar no ombro, puxar pela mão, vir na frente. ✅ Sempre que a criança pedir sua atenção de forma adequada, lembre sempre de reforçar imediatamente, dando-lhe toda a atenção.

 

ATENÇÃO

Quando a criança age de forma inapropriada quando quer que as coisas sejam do seu jeito, quando não quer simplesmente o objeto, mas quer do seu jeito, na hora que ela quer! 

SINAL: Constantemente quer garantir que as coisas saiam do seu jeito. Pode estar com o objeto, mas reclama que você encostou, chegou perto demais ou fez um ato de jogo que não quer, etc. Não quer a porta fechada, ou que vc se sente 

ao lado ou que fale.. 

NÃO DEVO FAZER DURANTE O COMPORTAMENTO INADEQUADO: 

Devemos DESSENSIBILIZAR - não fazer tudo o oposto. Permite que faça um pouco e altera gradativamente! Senão será tão aversivo que ela vai evitar todo e qualquer contato com você. Mudanças pequenas até atingir um novo patamar. Elevar aos poucos a tolerância. Se quer a porta fechada, abre um pouquinho mais, e deixa ela fechar. E repito de vez em quando… Vai funcionar, mas a criança vai evitar o contato social, ficar ansiosa, etc.  Conquisto espaço e volto…. 

COMO REFORÇAR: 

Ensinar a tolerar, através da dessensibilização. Ex. A criança quer que eu sente no sofá e não no chão. Primeiro sento no sofá e depois vou descendo, depois volto pro sofá… Vai e volta… Saio do sofá e volto repetidamente, até a criança aprender a tolerar. Tem que ser gradativo e expor a diferentes situações (mantenha a estrutura, mas não mantenha a rotina, flexibilizações são importantes). 


✅ Faça MUDANÇAS PEQUENAS, gradativamente, até atingir um novo patamar, levando o TEMPO que for NECESSÁRIO, elevando aos poucos a sua tolerância. Caso CONTRÁRIO, sua presença será tão AVERSIVA que evitará todo e qualquer contato com você.

No exemplo abaixo:
✳️ Comece apenas encostando por uma fração de segundos.
✳️ Quando perceber que a criança já aceitou bem, mexa 1mm um carrinho por apenas uma fração de segundos e coloque-o novamente na posição original.
✳️ Quando ele tolerar bem, mexa da mesma forma, mas sem retomar à posição original.
✳️ E assim por diante, até que ele aceite as variações.
✳️ Use a técnica de APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS para TODAS as SITUAÇÕES de rigidez mental do seu filho.

CONTROLE

Quando a criança age de forma inapropriada para evitar alguma pessoa ou para não fazer algo.

SINAL: Tenta fisicamente fugir quando alguém pede ou faz algo que não queira ou a proximidade de alguém.

NÃO DEVO FAZER DURANTE O COMPORTAMENTO INADEQUADO: 

Não permitir que a criança fuja. 

O QUE FAZER DURANTE O COMPORTAMENTO INADEQUADO: Dessensibilização. Ensinar a expressar e ter direito de negar, mas não sistematicamente (veja em controle). 

ENSINAR DEPOIS: Não com a cabeça, virar as costas, sair sem comportamento inapropriado, fazer gesto de evitamento com a mão - mas sem agressividade. 

ERROS COMUNS - COMPORTAMENTOS INAPROPRIADOS (choros, gritos, agressividade, etc).

Quando a FUNÇÃO do COMPORTAMENTO INADEQUADO é de FUGA, ou seja, quando a criança age de forma inapropriada para se esquivar de algo:
 

✳️ NÃO permita que a criança SAIA sem antes cumprir o que lhe foi pedido, ainda que seja um pequeno FRAGMENTO e que receba AJUDA para isso.
 

✳️ Se você permitir que ela saia para se acalmar, ela vai entender que sempre que não quiser fazer algo, basta agir de forma inadequada, que consegue se livrar de tudo que não quer. Então é imprescindível NÃO REFORÇAR esse comportamento, caso contrário a criança cada vez mais fará comportamentos inapropriados e se esquivará de cumprir suas tarefas, necessárias para seu desenvolvimento.
 

✳️ Mesmo com AJUDA total e que seja uma pequena FRAÇÃO do que pediu, lembre sempre de REFORÇAR.
 

✳️ Lembre de manter a CALMA e fazer cara de paisagem. Se necessário fazer alguma explicação verbal, seja breve e fale com uma voz monótona, e repita apenas uma vez.
 

✳️ E lembre sempre que, se você pede para seu filho fazer algo, deve estar disposto a fazer cumprir, caso contrário, melhor não pedir. Afinal, é imprescindível que a criança não ignore o que falamos, isso afeta inclusive no seu desenvolvimento da LINGUAGEM VERBAL.
 

FUGA

PICO DE EXTINÇÃO: ANTES DA EXTINÇÃO DO COMPORTAMENTO, HAVERÁ UM PERÍODO DE PIORA ANTES DE MELHORAR ! Por isso é imprescindível que você não ceda e nem desista!

MAIS DICAS

 

Para mais dicas, clique no link abaixo:

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com