ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA

A prioridade no tratamento no Tratamento do Autismo deve ser sempre a independência, é importante que a criança aprenda a usar o banheiro, tomar banho, escovar os dentes, enfim, adquirir independência para as Atividades da Vida Diária. 

Há um artigo científico muito famoso no meio da Análise do Comportamento que trata sobre o tema: "Eu posso identificar Saturno, mas não posso escovar meus dentes". Enfim, é primordial que a criança adquira tais habilidades.

O Protocolo de Avaliação de Habilidades Domésticas da AHFV fornece aos cuidadores e profissionais informações referentes a capacidade atual de um aluno em ajudar a cuidar de si mesmo e participar das várias rotinas domésticas.

O aluno deve ser capaz de realizar de forma independente ou com o auxilio de outras pessoas atividades comuns como limpeza, cuidar de pertences, ajudar com roupas, preparação de refeições, etc. 
Existem oito áreas de habilidades incluídas neste módulo. Elas incluem Refeições em Casa, Louça, Roupas e Lavanderia, Tarefas Domésticas, Mecânica Doméstica, Lazer e Cozinhar.

As habilidades incluídas no Protocolo de Avaliação de Habilidades domésticas são muitas vezes adquiridas por individuos tipicamente desenvolvidos, através de interações cotidianas, sequências de ensino, bem como através da ajuda consistente de um irmão mais velho ou modelagem parental.

Conheça mais sobre o protocolo de Avaliações de Habilidades Funcionais e de Vida no link a seguir do site www.ieac.net.br:

No #desafioautismo, a mamãe Larisse promoveu o desafio das Atividades da Vida Diária, reconstituído por muitas outras famílias. Segue link abaixo:

E no post do instagram, Catherine ainda acrescenta: 

 

"Hoje vou falar com vocês como dentista e como mãe de uma criança com autismo. Atender às necessidades bucais de uma pessoa com autismo pode não ser uma tarefa fácil e vai exigir de nós, cirurgiões dentistas, uma consulta mais longa , algumas adaptações que estarão relacionadas ao comportamento e aos transtornos sensoriais do paciente, que na minha visão como mãe de uma criança com autismo e dentista é um dos maiores desafios para o tratamento odontológico somando a isso a individualidade de cada um, o espectro autista é muito amplo e nenhuma pessoa com autismo é igual a outra. O DSM V divide o autismo em 3 níveis, um indivíduo com autismo de nível 2 não vai ser igual a outro indivíduo com autismo com nível 2, aí está a grande complexidade para tudo no autismo. Além disso, devemos ter muito cuidado durante a anamnese. Por exemplo, saber os fármacos utilizados e os riscos de interações medicamentosas. 


O tratamento odontológico do paciente autista deve ser de curta duração, de forma organizada e precisa se criar uma rotina para esse paciente. A comunicação com o paciente deve ser feita através de comandos claros, curtos e com reforços positivos. O dentista além dos procedimentos de tratamento, controle mecânico da placa bacteriana deve fazer o condicionamento do paciente com controle de ansiedade e de treinamento com relação aos estímulos (tátil, visual e auditivo) é de extrema importantância dar orientações frequentes aos cuidadores em relação à higiene bucal, dieta alimentar inteligente do ponto de vista da ingestão de sacarose e carboidratos. Sei por experiência própria que essa parte é muito difícil para nós, cuidadores, entendo que no meio de tantas coisas a saúde bucal as vezes fica em segundo plano. Contudo, o grande desafio de todos nós, pais e dentistas é justamente caprichar na prevenção.


O dentista que está apto para atender pacientes com autismo são aqueles que são especialistas em pacientes especiais. Na minha opinião os dentistas que escolhem fazer isso além da qualidade técnica e conhecimento precisam de uma dose extra de paciência, tolerância, e amor".

DICAS PARA ESCOVAR OS DENTES para CRIANÇAS COM AUTISMO.

 

Dicas da Dra. Denise Schwantes @deniseschwantes - dentista do Matheus, retiradas do site www.clubematerno.net, para incentivar ainda mais a escovação. Produção de Vídeo e narração autistologos. Imagens da web.

E ainda o quadro abaixo de Rotina de Escovação. Para acessar esta e outras imagens, acesse no link abaixo:

Veja o clipe da música Zuzubalandia - Escovando os Dentes

Veja Bento com a adorável mamãe Catherine do IG @apontadoparaofuturo.autism, que dá as seguintes dicas:

 

"Escovar os dentes do nosso pequeno dentro do espectro autista pode ser um processo difícil, principalmente em razão das hipersensibilidade sensorial e prejuízos de comunicação verbal. 


Aqui em casa o Bento adora escovar os dentes sozinho, então de manhã e de tarde eu deixo ele fazer. Agora de noite sou eu que faço aquela escovação. Bento aprendeu a abrir a boca por causa daquela música “ Johny, Johny - yes Papa….. open your mouth haha” se vcs perceberem é essa música que estou cantando no vídeo e ele abre a boca e deixa eu escovar os dentes dele. Aqui em casa está super funcionando desse jeito. Entretanto, o ideal é vcs acharem uma maneira que funcione com os pequenos de vcs.Segue algumas dicas:  Brinque com o seu filho de abrir e fechar a boca, de fazer caretas em frente ao espelho. Dê um pouquinho da pasta de dente pra ele experimentar, use pastas com sabores agradáveis. Utilize escovas pequenas e macias, com um personagem que ele goste. Faça a escovação até a criança permitir. 


Contar de 1 a 10 bem devagar é uma boa estratégia pois com o tempo a criança vai saber que quando chegar no 10 vai acabar a escovação.


Associe a escovação a alguma brincadeira “ cadê o bocão de jacaré” 


Quando a criança já tiver condições de escovar sozinha, ensine gradativamente. Demonstre como a criança deve cuspir, com auxílio de um copo. Coloque pouca água pra que ela não acabe engolindo. 
A criança irá memorizar melhor o processo se ele estiver associado a imagens. Utilize fotos ou imagem do processo em frente à pia, desde colocar a pasta na escova até a secagem das mãos. As imagens podem ser utilizadas até que a criança esteja preparada para escovação sem nenhum auxílio".

Há aplicativos que também podem auxiliar neste processo de preparação:

MÚSICA PARA ESCOVAÇÃO MAIS COMPLETA

 

Assim que o Matheus aprendeu a escovar sozinho, fiz uma MÚSICA e um ROTEIRO, para que ele aprendesse e memorizasse a ESCOVAÇÃO mais COMPLETA, em todos os cantos da boca. No início eu dava AJUDA total, depois fui diminuindo até ele aprender a escovar sozinho.
 

ROTEIRO VISUAL DA ESCOVAÇÃO COMPLETA

 

Segue o Roteiro que fiz:
 

DICAS AUTISM SPEAKS EM PORTUGUÊS


O site www.autismspeaks.org dá algumas dicas para a escovação e várias outras em português (link no stories). 

Clique no link abaixo para acessar a Cartilha de Higiene Bucal para Pessoas com TEA da USP:

ESCOVA DE 3 LADOS

Alguns apetrechos podem facilitar essa tarefa, como a escova de 3 lados. ATENÇÃO. Nunca usamos e desconheço sobre segurança do perfil.

FIO DENTAL

Outra forma de auxiliar na hora de passar fio-dental é usar esses modelos mais anatômicos, disponíveis nas melhores farmácias. 

AMARRAR TÊNIS

Dica do IG @brinquedoterapia: Ideia super legal para aprender amarrar o cadarço do tênis!

USO DO BANHEIRO

Veja essa excelente dica do IG da Psicóloga Daniely Taraskevicius de como ensinar as crianças como limpar o bumbum, clicando no link abaixo. Para mais dicas sobre o uso do banheiro, clique no link de Roteiros Visuais (quadro azul mais abaixo).

O canal do Youtube ALUZZUL dá dicas para a HORA DO BANHO.

Hora do Banho

ROTEIROS VISUAIS

Para qualquer nova rotina, é importante usar ROTEIROS VISUAIS. Para acessar mais roteiros visuais e entender a importância deles, clique no link abaixo do site:

Para dicas sobre o uso do banheiro e desfralde, clique no link abaixo:

Uso do Banheiro e Desfralde
  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com