Terapia de Integração Sensorial

AUDITIVA

DICAS PRÁTICAS:

* Ouvir músicas alta (clássica para acalmar ou alta e agitada para agitar).

* Usar fones de ouvido. 

* Brincar com instrumentos musicais, cantar.

* Ler para criança uma história com voz diferente.

Temple Grandin explica que tinha pânico de balões, com medo que estourassem, pois não suportava aquele barulho. E explica que o ouvido se acostuma se você der uma caneta ou palito para que a própria a criança o estoure, começando com um balão pequeno, que faz um barulho mais baixo, até um balão bem cheio e grande.

MUSICALIZAÇÃO

CONTAR HISTÓRIA COM UMA VOZ ESTRANHA

BRINCAR COM INSTRUMENTOS MUSICAIS

DICAS PARA TREINAR O PROCESSAMENTO AUDITIVO

FALA FONO - Habilidade de Figura / Fundo + Familiarização Fonética + Linguagem Não-Verbal + Musicalidade

Please reload

FALA FONO

ATRASO NA LINGUAGEM. Uma das importantes formas de aprendizado se dá por OBSERVAÇÃO E IMITAÇÃO. Por isso crianças típicas aprendem naturalmente a falar, pois OBSERVAM os pais e depois os IMITAM, e assim se desenvolvem naturalmente. Da mesma forma, quando dirigimos numa cidade diferente, entendemos o fluxo dos veículos por OBSERVAÇÃO para então IMITÁ-LOS e assim evitarcrianca  acidentes, por exemplo.

No entanto, crianças dentro do Espectro do Autismo têm DIFICULDADE nestes dois aspectos, tanto da OBSERVAÇÃO, quanto da IMITAÇÃO. 

Uma das razões para que tenham dificuldade em prestar atenção em nós e no nosso discurso, é o TRANSTORNO SENSORIAL AUDITIVO, pois facilmente dispersam seu foco em todos os outros diversos sons do ambiente. 

Por esta razão, é importante estimular a HABILIDADE DE FIGURA x FUNDO, LOCALIZAÇÃO SONORA e exposição à FAMILIARIZAÇÃO FONÉTICA, como explica a fono Ju Trentini do @fala.fono. Dá também algumas dicas, como brincar chocalho, bolas com guizo, chamar a atenção da criança para que localize de onde vem o som (avião, ambulância, etc) e expô-las a ambientes ricos de conversas e linguagem não-verbal, ler histórias, cantar músicas, instrumentos musicais, etc. 

Ao aumentarem a habilidade de focar sua atenção, terão mais oportunidade de OBSERVAR, ou seja, de prestar atenção ao nosso discurso, para então IMITAR. 

FONE DE OUVIDO

Veja aqui, escondemos personagens num pote com farinha para ele procurar...

ESTOURAR BALÃO

A Autista Temple Grandin relata que tinha pânico de balões, imaginando que não suportaria o barulho caso estourassem. Conta que venceu esse problema estourando ela mesma balões, pois assim poderia prever quando o barulho aconteceria. Além disto, sugere que se comece estourando balões mais vazios (pois produzem um som mais baixo) e depois balões mais cheios.

GRAVAR SONS QUE TEM MEDO

A Autista Temple Grandin relata ainda que superou a sensibilidade de sons que a deixavam com medo, gravando-os e tocando bem baixinho e à medida que ia se acostumando com eles, ia aumentando o volume.

APPS PARA IDENTIFICAR SONS

A MÚSICA é um remédio para o cérebro se trabalhado de maneira ATIVA, onde você tenta identificar os instrumentos, pois a trabalha com os 2 hemisférios do cérebro, melhora a percepção e a compreensão da fala.

 

No caso de DEFICIÊNCIA de ATENÇÃO e concentração, fica mais difícil ainda quando há ruídos ou conversas paralelas no ambiente, mas tudo isso pode ser TREINADO. Em alguns casos é necessário FALAR mais DEVAGAR.

 

Treine baixando aplicativos sonoros como estes, pedindo que seu filho identifique os sons. Dê a ajuda necessária e use cartas com as respectivas imagens.

Please reload

DICAS PSICOPEDAGOGIA LÚDICA

O blog psicopedagogialudica.blogspot.com apresenta sugestões de atividades: 

- Com objetos sonoros (chocalhos, latas com pedrinhas, sons onomatopaicos, ruído do ambiente, músicas), treinar e localizar, identificação, reprodução e execução dos diferentes sons.

- Jogos de rimas.

- Treinamento de ritmo (através de marcha, palmas e dança, etc).

- Jogos de palavras que iniciam com o mesmo som.

- falar, escrever ou ainda desenhar o som ouvido.
- contar uma história ou elaborar uma frase baseada no som (ou sons - pode mostrar por exemplo 5 sons e pedir que se desenvolva uma história).
- mostrar alguns sons e pedir posteriormente que identifique na ordem os sons ouvidos

- identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.

- procurar a fonte de onde se origina determinado som.

- brincar de cobra cega.

- tocar instrumentos musicais.

JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO:

 BINGO DOS SONS INICIAIS

 CAÇA-RIMAS

 DADO SONORO

 TRINCA MÁGICA

 BATALHA DE PALAVRAS

 BINGO DA LETRA INICIAL

 

Esta caixa com dez jogos de alfabetização, foi disponibilizada pelo MEC em 2012 para as escolas com turmas do ciclo de alfabetização. Um manual didático para o professor, sobre o uso pedagógico de cada jogo, acompanha o conjunto.

 

 

BRINCADEIRAS:

MORTO-VIVO

**Organizar uma fileira, onde cada criança deverá ficar ao lado da outra. Todas deverão seguir as ordens ditadas pelo professor:

__ Vivo (ficar em pé), Morto (ficar abaixado ou de croque).

**A criança que executar as ordens de maneira contrária deverá sair da brincadeira.

**Vencerá a criança que permanecer até o final da brincadeira, executando as ordens de maneira correta.

 

O TAMBORIM – envolve Matematica

MATERIAL: fichas com números de 0 a 9

**O animador desta brincadeira pode ser uma criança diferente a cada dia.

**Ele escolhe um número extraído do domínio das crianças. Cada uma das demais crianças têm em sua carteira (dispostas em círculo) algumas etiquetas com algarismos de 0 a 9.

**O animador bate em seu tamborim (que pode ser um tambor ou objeto qualquer) uma vez ou duas vezes, assim por diante.

**O tamborim é abaixado e os alunos devem levantar a etiqueta, com o número correspondente às batidas efetuadas.

VARIAÇÃO: os alunos escrevem um número de 0 a 9 no caderno se acertar as batidas do tamborim, ganha um ponto.

 

BOM DIA (Boa Tarde)
Alunos em círculo, de mãos dadas, no interior um colega de olhos vendados.
O círculo rodará para a esquerda ou para a direita. O jogador do centro bate os pés e todos param. Ele apontará para círculo e o indicado dirá: Bom Dia. O do centro terá que reconhecer pela voz, dizendo seu nome.
Em caso de erro em o direito de apresentar mais dois nomes. Acertando será substituído pelo jogador indicado, e assim seguirá o jogo.
VARIAÇÃO – tentar reconhecer os colegas tateando-lhes o rosto.Um jogador de olhos vendados e outro com uma sineta, os dois dentro do círculo, o jogador da sineta bate-a e o de olhos vendados tenta pega-lo.

*O QUE CAIU, E ONDE?
Alunos divididos em duas equipes, uma de números pares e outra ímpares.
Colocar o círculo em ordem numérica crescente.
Todos de olhos vendados, o orientador deixa cair um chocalho e chama a atenção para o som que produziu, quando o chocalho cair novamente ele chamará dois alunos um de cada equipe, ex: o 3 e o 10, que deverão com os olhos vendados, sair do círculo e procurar o chocalho.
Nesse momento todos retiram a venda para acompanhar o trabalho realizado pelos colegas.
Quem encontrar o chocalho primeiro ganha 1 ponto para sua equipe.

Para saber mais e ver as imagens, clique no link abaixo:

Please reload

CANTAR

Como salienta o IG @apontandoparaofuturo.autism, da minha querida amiga Catherine:

 

"Se o seu filho gosta muito de música, fica mais fácil, para ele, aprender como se comunicar através de atividades musicais, especialmente canções. . .
.

As canções que cantamos são como brincadeiras transformadas em música: têm palavras repetidas, ações previsíveis e papéis que tanto você quanto seu filho podem assumir. Ele vai mexer o corpo naturalmente ao som de uma música, o que torna mais fácil desempenhar ações como bater palmas e pular. E, como você canta as mesmas canções repetidas vezes, seu filho tem mais chances de aprender as palavras.
.
. 🔵Quando canta para seu filho, ele aprende a prestar atenção, imitar você e se comunicar por que: ✅As palavras das canções têm uma ordem específica e previsível ✅As canções têm ações repetitivas que ele pode fazer ✅As canções ajudam seu filho saber qual é o seu papel e quando desempenhá-lo.
✅ As canções podem ajudar seu filho a interagir com outras crianças.
.
. ⚪️Há algumas canções que todo mundo conhece , como “Meu pintinho amarelinho, “O sapo não lava o pé” que são cantadas na maioria das escolinhas . Se o seu filho conhece essas canções, pode cantá-las com as outras crianças. Muitas brincadeiras nas escolinhas também dependem de músicas, como Cirandas ou Marcha soldado. Nessas brincadeiras, a música pode motivar seu filho a se juntar às outras crianças.
.
. ⚪️As canções ajudam seu filho a entender o significado de palavras através do pareamento das palavras com ações
As ações desempenhadas nas canções ajudam seu filho a entender o significado das palavras e que há uma conexão entre palavras e ações. Por exemplo, na canção “Caranguejo” , quando canta “Palma, palma, palma” você bate palmas. E quando canta “A janelinha fecha, quando está chovendo” faz o gesto de abrir e fechar a janela. 
Então , vamos cantar e nos divertir muito com os nossos pequenos??""

PLAYLIST MÚSICAS PARA ESTIMULAR A LINGUAGEM

Nosso site apresenta uma playlist de Músicas e Clipes que estimulam a linguagem, conforme link abaixo:

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com