PROPRIOCEPTIVA

Estímulos SENSORIAIS PROPRIOCEPTIVOS podem ajudar a acalmar em momentos de irritação, relaxar antes de dormir, aumentar a concentração e deixá-los mais alertas quando letárgicos. Crianças que são muito agitadas e parecem HIPERATIVAS são buscadores proprioceptivos e vivem escalando tudo, adoram mastigar objetos, pular na cama, etc. Já os Hiposensíveis preferem ficar parados, parecem descoordenados e evitam o toque. 

 

A Propriocepção é o 7o sentido, responsável pela consciência corporal. Com ele podemos movimentar nosso corpo mesmo de olhos fechados e temos noção do nosso corpo em relação ao espaço, através dos músculos e articulações. Crianças com Autismo podem ter transtorno sensorial proprioceptivo e para melhorar essa questão, podemos fazer atividades que envolvam o uso de força. Seguem alguns exemplos:

* Bola de pilates - deitar em cima, balançando para frente e para trás ou pressionar a criança com a bola levemente sobre o estômago.

* Andar de quatro (aplicar força para baixo sobre os ombros e quadris).

* Pular como sapo.

* Carrinho de mão.

* Cabo de guerra.

* Rolar no chão enrolado em um cobertor.

* Pular na cama elástica.

* Puxar ou empurrar objetos pesados pelo chão.

* Luta - resistir aos movimentos da criança enquanto ela se move.

* Massagens usando pressão profunda com as palmas das mãos.

* Atividades de suspensão (nas barras de playgrounds).

* Coletes pesados (vestir por aproximadamente 20 minutos => você pode fazer com 1kg de arroz e uma regata, por exemplo. Veja foto).

* Mover brinquedos de dirigir com os pés.

* Subir escadas ou montanhas de travesseiros e escorregar depois.

* Puxar enrolado em um cobertor.

Ju Trentini do Fala Fono acrescenta que devemos deixá-los calcular o risco, onde estão os perigos, ensinar a medida que podem ser ousados (vídeo abaixo):

* Balanço (rede, no colo, parquinho, etc...),

* Girar (sem deixar nauseado),

* Jogar para cima e pegar (com os devidos cuidados),

* Escorregador,

* Pular,

* Andar de Patins,

* Skate,

* Bicicleta, 

* Nadar, 

* Traçar a mão (passar o lápis em volta da própria mão) e as partes do corpo no papel.

COLETE PROPRIOCEPTIVO

 

Dica do IG @apontandoparaofuturo.autism:

 

"A minha dica de hoje é esse colete de compressão que o Bento está usando ou colete proprioceptivo. O Bento tem um perfil sensorial que gosta de abraço, de pressão… então a TO do Bento indicou esse colete para gente e o resultado foi muito bom! O colete ajuda o Bento a se regular quando está desregulado(eu levo o colete para todos os lugares), ajuda o Bento a se concentrar mais durante as terapias e ajuda o Bento a se acalmar antes de dormir… aqui para Bento o colete está realmente ajudando muito o nosso pequeno . Eu comprei o do Bento aqui nos EUA, mas no Brasil você pode encontrar esse colete na @benueventos e eu super indico o site deles para vocês comprarem , é super de confiança! Vou deixar para vocês também o endereço online deles que é: loja.benu.com.br
E temos uma notícia super legal para vocês 😃😃, os nossos seguidores tem cupom de desconto . . .
🔺Eu só ir no site - 🔺selecionar o produto - 🔺clique em comprar - 🔺depois continuar -
🔺vai abrir um local para vocês colocarem o cupom de desconto. 🔺Aí é só vocês digitarem o nosso código do Cupom que é : DESCAPONTANDO 🔺E concluírem a compra! 
AVISO muito IMPORTANTE cada criança tem um perfil sensorial, então o que serve para o Bento pode não ser bom para o sua criança . SEMPRE CONVERSE com o seu TERAPEUTA OCUPACIONAL !!! Vou deixar na Bio o link direto para o colete, assim fica mais fácil para vocês acharem. . Eu uso tanto com o Bento que vcs podem observar que a etiqueta já está até rasgando 😊
Ps:. Passe para o lado que tem a foto do colete que você vai encontrar na @benueventos"

Poderosas atividades proprioceptivas que acalmam, focam e alertam

Por Alisha - Dicas do site www.yourkidstable.com (tradução Autistologos)

 

Mais de 80 atividades surpreendentes proprioceptivas que fornecem um input proprioceptivo poderoso e duradouro. Essas ideias simples podem ser usadas rapidamente para acalmar, focalizar, alertar. Links afiliados fornecidos abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como TO e mãe, as atividades proprioceptivas são o meu tipo favorito de estímulos sensoriais porque podem ser usadas para ajudar a acalmar, focalizar ou até mesmo alertar uma criança. Entrada proprioceptiva é tão poderosa e surpreendente! Mas esta não é uma situação única para todas as situações. Pode surpreendê-lo saber que existem diferentes tipos de atividades proprioceptivas que podem ter diferentes afetos, e quando você aprende o que eles são e quando oferecê-los ... bem, pode ser um fator de mudança nos comportamentos, atenção e comportamento do seu filho. capacidade de dormir!

 

Parte do que é tão incrível sobre atividades proprioceptivas é que algumas delas podem ser usadas rapidamente e não requerem brinquedos ou equipamentos especiais. Isso significa que eles podem ser usados ​​em qualquer lugar: no shopping, na escola ou no meio de uma data de jogo. Deixe-me dizer o que quero dizer... Algumas semanas atrás eu estava me voluntariando na escola dominical de nossa igreja, a rotina naquela manhã era um pouco diferente do que as crianças estavam acostumadas por causa de um evento especial. Eu notei imediatamente que um menino (que eu sabia que tinha algumas necessidades de processamento sensorial) não conseguia se sentar para a história e estava até andando de um lado para o outro, apesar dos pedidos para se sentar com as outras crianças. Isso soa familiar para alguém? Quando a turma fez a transição para outra sala para colorir fotos, ele ficou muito bobo, correndo pelas portas e, bem, não ouvindo. Outro professor estava tentando ajudá-lo a ficar dentro da sala de aula quando eu perguntei se poderia tentar. Este doce menino está familiarizado comigo, mas não me conhece muito bem. Eu imediatamente fui até ele e disse: "Que tal se sacudir?"

Ele mal olhou para mim, mas eu assumi que ele me deu permissão desde que ele não protestou. Eu coloquei minhas mãos firmemente ao redor de seus pulsos (já dando alguma contribuição proprioceptiva). Ele não parecia se importar, então eu continuei a apertar seus braços com firmeza enquanto cantava uma música boba, "Nós vamos sacudir sua bunda para fora!" 3 segundos depois ele olhou para mim com olhos grandes e me deu o sorriso mais imenso.

 

Naquele momento, eu sabia que o input proprioceptivo era exatamente o que ele precisava. Então, segui com alguma compressão nos braços (falarei mais sobre isso em alguns minutos). Isso levou cerca de dois minutos e adivinhe o que aconteceu depois?

 

Ele seguiu meu pedido para voltar para o quarto, sentou no chão com as outras crianças e não correu pelos próximos 30 minutos antes de sua mãe vir buscá-lo! É por isso que eu amo a propriocepção, não estou brincando quando digo que é poderoso.

 

Neste post, vamos mergulhar em todos os tipos de atividades proprioceptivas. As idéias são infinitas e uma vez que você saiba o que procurar, ficará surpreso com a facilidade com que elas são oferecidas ao seu filho ou com a sua dieta sensorial. E se você estiver se perguntando se precisa se preocupar com os "problemas" sensoriais de seu filho, verifique como saber se ele precisa de terapia sensorial. Agora, vamos falar sobre o que a propriocepção realmente é ...

 

O que é propriocepção?

 

Precisamos esclarecer isso porque a maioria das pessoas nunca foi ensinada sobre esse 7º sentido. Heck, o corretor ortográfico nem sequer o reconhece como uma palavra! Entender como isso funciona é uma chave importante para entender por que ele ajuda seu filho ou até mesmo por que ele o procura. Nos termos mais simples, a propriocepção é a capacidade do nosso corpo de saber onde está a qualquer momento (também chamado de consciência corporal). E assim como nós vemos através dos receptores chamados nossos olhos, com a propriocepção, sabemos onde o nosso corpo está por causa dos receptores que correm por todos os músculos e articulações. Nossa visão é estimulada por luzes brilhantes ou objetos em movimento, e a propriocepção é estimulada por pressão para os receptores por todo o nosso corpo. Sempre que nos esprememos através de um espaço apertado, abraçamos alguém, ou pulamos para cima e para baixo, estamos recebendo informações proprioceptivas.

 

Por que a propriocepção é importante?

 

Nosso sistema proprioceptivo nos ajuda a atravessar a sala sem bater em nada ou escalar um trepa-trepa ou segurar um lápis para escrever. Temos que saber onde cada parte do nosso corpo está e como chegar lá rapidamente para poder fazer praticamente qualquer coisa. Propriocepção desempenha um papel enorme nisso e desenvolvê-lo é obviamente importante para todas as crianças.

 

 

Como você sabe quando uma criança precisa de atividades proprioceptivas?

 

A propriocepção é um grande negócio para as crianças que têm necessidades sensoriais, porque é o único sentido que acalma e ajuda a melhorar o foco quase ao longo do quadro, quando usado da maneira correta. A grande maioria das crianças gosta de input proprioceptivo, e muitos procuram. E, mesmo que seu filho não tenha "necessidades sensoriais" específicas, as atividades proprioceptivas podem ser benéficas para ajudá-lo a se acalmar quando fica chateado ou a relaxar antes de dormir.

 

Seu filho pode se beneficiar especialmente de atividades proprioceptivas se elas se enquadrarem em uma de duas categorias:

 

Buscadores Proprioceptivos:

 

O primeiro está buscando e é também o mais comum. Buscando significa que seu filho frequentemente está tentando obter mais informações proprioceptivas. É como se seus corpos não conseguissem o suficiente. Às vezes, as crianças que adoram esse tipo de entrada podem ser rotuladas como hiperativas. E eles são meio hiperativos quando tentam satisfazer suas necessidades sensoriais. Saiba mais sobre como lidar com hiperatividade em crianças. Vamos ser específicos, porém, as crianças que são procuradoras proprioceptivas podem freqüentemente:

Mastigue tudo

Esconder em lugares apertados

Adoro cobertores pesados

Jogar duro

Bater nas coisas de propósito

Sempre tente pular no sofá ou na cama

Seja descrito como muito físico ou "selvagem"

Limites pessoais excessivos

Segure os utensílios de escrever com força

Sinais de registro baixos proprioceptivos:

 

O segundo é chamado de baixo registro, que é menos comum, mas bastante possível. O baixo registro, ou falta de resposta, significa que a entrada sensorial, neste caso do sistema proprioceptivo, não está registrando. É como se o cérebro tivesse desligado o interruptor. Vamos ver alguns sinais de baixo registro proprioceptivo:

* Desajeitado

Geralmente baixa energia

Pode não querer sair da cama pela manhã

Bate em paredes e objetos, parecendo não notá-los

Tolerância de dor muito alta

 

Se o seu filho tiver vários sinais listados acima, em qualquer categoria, então as atividades que visam a contribuição proprioceptiva atenderão às suas necessidades e estimularão seu desenvolvimento completamente.  

 

 

Poderosas Atividades Proprioceptivas para Crianças

As atividades proprioceptivas podem ser pensadas e organizadas em diferentes categorias, algumas das quais seu filho pode responder e outras não. E quando digo "responda", quero que você pense no menino na escola dominical. Seu sorriso, contato visual e, em seguida, a capacidade de seguir as instruções eram indicadores claros de que ele estava "respondendo" ao input proprioceptivo. Para o seu filho, pode ser que eles pudessem se concentrar para terminar sua lição de casa ou sentar-se facilmente no jantar.

 

Tenha em mente que enquanto a maioria das crianças procura ou pelo menos desfruta de atividades proprioceptivas em geral, pode haver algumas em particular que elas não gostem. Você nunca precisa forçar nenhuma atividade sensorial ou entrada. Muitas dessas atividades contribuem para múltiplos sentidos, como abraçar ou escalar. O abraço também dá entrada ao sistema tátil e a escalada também envolve muita entrada vestibular. Se seu filho não gostar ou quiser qualquer um desses outros tipos de comentários sensoriais, provavelmente não desejará participar dessa atividade. E tudo bem!

Primeiro, quero mostrar-lhe as atividades proprioceptivas mais básicas e provavelmente as mais simples. Essas atividades podem ser usadas para alertar, acalmar e melhorar o foco e a atenção do seu filho, mas também é possível que ele também torne a criança selvagem. Às vezes, pular na cama pode ficar realmente bobo e fora de controle. Isso fará qualquer coisa, menos calma, e isso provavelmente não é o que você está procurando. Se você deseja acalmar ou melhorar a atenção, talvez queira estruturar um pouco as atividades, embora isso nem sempre seja necessário. Eu tentaria essas estratégias se você perceber que qualquer uma das atividades proprioceptivas está acabando, em vez de acabar:

 

1. Cante uma música rítmica como “The Ants Go Marchando um a um…” ou outra música com batida firme enquanto o seu filho pula ou pisa. Saltar em particular pode realmente estimular algumas crianças.

 

2. Dê o propósito da atividade. Em vez de dizer: "Vá correndo pela casa", diga: "Você pode correr para o balanço e para trás?"

 

Agora que esclarecemos isso, vamos ver essas poderosas atividades proprioceptivas:

* Saltando Trampolim (meus filhos adoram este e eu adoro porque não é grande e é fácil de se locomover)

* Cama Chão Sofá Corrida Escalada ginásio de selva escadas árvore parede de pedra para trás um slide

* Suspensão barras de macaco árvore barra de puxar balanço de corda do lado de uma cama

* Pisoteando

* Saltando em cima de uma grande bola (Usamos essa bola de yoga, durou 10 anos!)

* Carrinho de mão andando

  • Andar de caranguejo

  • Usando um pula-pula (Este é perfeito porque é seguro para crianças e crianças)

  • Empurrando uma placa de scooter (especialmente com as mãos enquanto andava de barriga)

  • Chutando bolas trecho banda amarrada em torno das pernas de uma cadeira (incrível para as crianças na escola)

  • Rastejando através de um túnel (eu amo túneis de resistência, aqui está uma versão DIY) percurso de obstáculos

  • Mascar Chiclete colares, pulseiras e brinquedos especialmente projetados alimentos crocantes (vegetais crus, pretzels, etc.) alimentos mastigáveis ​​(frutas secas, doces gomosos, etc.)

  • Beber através de um canudo milkshake (bebidas mais grossas dão ainda mais entrada)

  • Espremer bola anti-stress massinha putty

  • Alongamento e puxar na banda elástica (como uma alça de ioga ou pilates)

  • Cadeira flexões Jumping Jack Flexões Rolando na barriga sobre uma grande bola de ioga e usando os braços para segurar

  • Jogando em uma meia de corpo

  • Poses de Yoga (aqui estão algumas que têm como alvo input proprioceptivo)

Atividades de trabalho pesado

 

Atividades de trabalho pesado significam exatamente o que o nome indica, essas atividades exigem que nossos filhos usem ativamente seus músculos para empurrar, puxar, levantar ou carregar objetos que são pesados.

 

Quando usamos nossos músculos dessa maneira, isso cria resistência e a pressão é colocada inadvertidamente nos receptores proprioceptivos dos músculos e articulações.

Eu incluí algumas das atividades mais comuns abaixo, muitas das quais são tarefas que ocorrem frequentemente na vida familiar. No entanto, as oportunidades são infinitas, eu não poderia listar todas elas. Deixe-me falar sobre esta oportunidade única que ocorreu em minha casa no outro dia ... Eu estava passando pelos armários das crianças e tirando roupas que eram muito pequenas. Eu tinha uma grande pilha de roupas no meio da sala. Como eu estava terminando, meu candidato propriocetivo de 5 anos entrou na sala, o timing perfeito! Eu poderia tê-lo segurando o grande saco de lixo para mim quando eu peguei e joguei as roupas, mas em vez disso eu o fiz fazer o trabalho pesado de colocar as roupas na bolsa enquanto eu a abrisse. É claro que demorou alguns minutos a mais, mas foi uma maneira de ele obter uma contribuição proprioceptiva rápida e poderosa. Quando você começar a pensar em trabalho pesado como esse, ficará surpreso com a frequência com que a possibilidade se apresenta!

 

Aqui estão algumas idéias para inspirar você:

* Empurrar / puxar objetos pesados cesto de roupa suja carrinho de mão cortador de grama carrinho de supermercado (pode ser uma versão para crianças pequenas) vácuo mobília

* Transportar objetos pesados sacos ou itens de mercearia / despensa bolsa de livro caixas carregadas bola medicinal caixas de lixo / latas de ou para o meio-fio

* Escavação

* Ancinho

* Pá

=> neve

=> areia

=> sai

* Puxe uma corda (uma corda de pular pode funcionar bem) amarrá-lo a uma maçaneta amarrar a uma árvore amarrar a um balanço cabo-de-guerra

 

* Carregar / descarregar a máquina de lavar louça

 

Atividades de Pressão Profunda

 

Atividades de pressão profunda geralmente são passivas e proporcionam muitas sensações calmantes. Eles costumam ser usados ​​quando a criança tem dificuldade para ficar quieta ou fazer a transição para atividades diferentes. Mas esses tipos de atividades não são bem recebidos por todas as crianças. A pressão profunda também fornece muita informação tátil, e se seu filho é sensível a isso, a pressão profunda pode não ser uma boa estratégia para eles. Eles vão deixar você saber! Se você não tiver certeza de que seu filho gostará dessas atividades, experimente colocar um monte de cobertores ou tentar colocar um objeto pesado em seu colo. Se eles parecem gostar, você pode querer investir em (ou fazer) parte do item ponderado abaixo. Eu compartilhei links afiliados com algumas das minhas versões favoritas abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Obtendo ou dando abraços

* Enrolando-se firmemente no cobertor como um burrito

* Sentado com um colchonete ou brinquedo pesado (Aprenda como e quando usar um colchonete com seu filho). * Vestindo um colete de peso ou de pressão (Você vai querer ter o tamanho certo e se usar peso, a quantidade correta de peso. Eu gosto de usar esta loja para pedir um, porque eles treinaram o serviço ao cliente que irá ajudá-lo a certo para o seu filho.)

* Espremer em lugares apertados

* Deitada sob objetos pesados almofadas de sofá travesseiros cobertor ponderado (estes são um investimento, mas para as crianças que respondem bem a eles, podem valer cada centavo. Para saber mais sobre se o seu filho responderá a um guia de peso completo, encontre também alguns tutoriais DIY!)

* Obtendo ou dando uma massagem

* Compressões de juntas (uma das minhas atividades favoritas de pressão profunda rápida, obtenha um tutorial completo aqui)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Use uma bola grande para "rolar" sobre o corpo de uma criança (pressione com firmeza, tenha cuidado com a cabeça)

* Sente-se ou fique em pé sobre um assento ou almofada oscilante (ótimo para quando as crianças precisam ficar paradas)

=>  Observe que os coletes, colchonetes e brinquedos pesados ​​só serão benéficos por cerca de 20 minutos, depois que o corpo se acostumar com o peso. É bom usar um cobertor ponderado durante toda a noite embora.

Deve ler as dicas antes de iniciar atividades proprioceptivas

 

1. Qualquer uma das atividades da lista acima pode ser usada com tanta freqüência ou tão pouco quanto seu filho pareça precisar delas. Se você não tem certeza de que quando você é criança "precisa" dessas atividades, recomendo que você leia sobre o que são as dietas sensoriais. Mesmo que eles não pareçam muito agradáveis, que gostem de uma dieta, eles podem ser bastante simples e até mesmo mudar a vida. Eu também tenho um modelo de dieta sensorial que você pode seguir que lhe dá os prós e contras de quando escolher quais atividades. Existe até um modelo de impressão gratuito que você também pode encontrar!

 

2. Essas atividades proprioceptivas funcionarão para crianças de todas as idades, mas talvez seja necessário ajustá-las para que se ajustem ao desenvolvimento do seu filho. Por exemplo, uma criança de 8 anos pode empurrar o carrinho enquanto você está na mercearia, mas seu filho de 2 anos pode usar um carrinho de brincadeira em casa com um par de latas pesadas.

 

3. Cerca de metade das atividades acima são ativamente controladas pelo seu filho. Ou seja, eles decidem quanto tempo e difícil de correr, quantas vezes pular na cama ou quantas caixas podem pegar. Isso é ideal porque eles estão determinando qual é o melhor nível de entrada para suas necessidades, e eles sabem disso melhor do que ninguém. No entanto, algumas dessas atividades fornecem informações proprioceptivas passivas, como dar compressões nas articulações, um abraço ou uma massagem. Isso também pode ser uma coisa boa, e pode ser necessário, assim como foi para a criança de cinco anos que ajudei na igreja, mas você tem que ficar atento para sinais de que seu filho não está desconfortável ou não gosta da opinião que você está oferecendo".

Seguem alguns exemplos de atividades proprioceptivas com o Matheus e com as lindas gêmeas do IG @autismogemelar:

Como explica o IG @carolinaterapeuta_ocupacional: 

​"O que é propriocepção?

 

É a capacidade de seus músculos e articulações determinarem onde estão no espaço. As terminações nervosas proprioceptivas no corpo nos fornecem a informação de onde nossas mãos, braços e pernas estão no espaço sem ter que olhá-los.


Os receptores de propriocepção informam o cérebro sobre o movimento e a posição do corpo. Por exemplo, poder tocar seu nariz com o dedo quando seus olhos estão fechados usando apenas a propriocepção.

 


Por que a propriocepção é importante?


A propriocepção permite que o corpo planeje e reaja de modo que posicionemos nossos movimentos de forma correta e suave, sem precisar depender da nossa visão. As pessoas usam seu senso de propriocepção para a maioria das ações motoras.


Precisamos da nossa sensação de propriocepção para olhar para onde estamos indo quando andamos, pegar um copo de água, andar na areia, acenar, evitar bater em outras pessoas enquanto anda.


Uma sensação diminuída de propriocepção pode resultar em má coordenação, postura inadequada, uso de força excessiva ou insuficiente, diminuição da consciência corporal, déficits no planejamento motor e muito mais.

 


Como você pode ajudar uma criança a desenvolver a propriocepção?


Os receptores proprioceptivos no corpo respondem ao alongamento e compressão dos músculos. Portanto, atividades que estimulam essa resistência e movimento, ajudam a estimular essas terminações nervosas.


As atividades proprioceptivas costumam ser calmantes, organizam o corpo e ajudam a criança a estar pronta para fazer atividades.


Exemplos de atividades proprioceptivas:

• Empurrar (comprime as terminações nervosas) e puxar (estica as terminações nervosas),ou seja, empurrar uma cesta pesada, puxar um carrinho com a caçamba cheia de areia.

• atividades de saltos, ou seja, amarelinha, bola de pular, trampolim, pula-pula.

• embrulhe a criança firmemente em um cobertor ou toalha.

• ensine a criança a dar-lhe um abraço para sentir onde o corpo está no espaço.

• transportar objetos pesados, como mantimentos, mochila, uma pilha de livros.

• escalar equipamentos de playground, usar barras.
• use massinha ou cavar na areia para fornecer trabalho pesado para as mãos.

TO Carolina Mendes
  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com