AUTISMO 

DIAGNÓSTICO DE AUTISMO

Estão no espectro do Autismo as pessoas com atraso na linguagem, dificuldade de interação e interesses restritos e/ou comportamentos repetitivos. Para entender melhor, clique no link abaixo:

CURA X SAIR DO ESPECTRO

Não existe cura para o Autismo, mas existe tratamento. Inclusive, há alguns casos em que a criança pode sari do espectro, que foi o que aconteceu com o Matheus. Para entender melhor, clique no link abaixo:

QUESTIONÁRIOS TRIAGEM AUTISMO

Ainda não existem marcadores biológicos para o Autismo disponíveis para a comunidade em geral. Para realização do diagnóstico é necessária uma avaliação clínica de profissional especializado em Autismo. 

No entanto, existem algumas escalas de avaliação, ou seja, testes que podem fazer a triagem para o risco de autismo. Para acessa-los, clique no link abaixo:

DÚVIDA DIAGNÓSTICO

Se você ainda não tem um diagnóstico definitivo, não perca tempo! O mais importante não é ter um diagnóstico, mas trabalhar com as dificuldades que seu filho tem.

 

Caso não seja confirmado no futuro, o tratamento apenas irá prevenir eventuais dificuldade futuras e, caso seja confirmado, quanto antes iniciado o tratamento, melhores são os resultados. 

RISCO EM BEBÊS

Para saber mais, clique no link abaixo:

NÍVEIS DE GRAVIDADE

Para saber mais, clique no link abaixo:

CAUSAS E AUMENTO DA PREVALÊNCIA

Entenda o que causa o autismo e por que está aumentando tanto a incidência.

VACINAS NÃO CAUSAM AUTISMO

Está comprovado cientificamente que vacinas não causam autismo. Entenda melhor clicando no link abaixo:

COMORBIDADES

Comorbidade é um termo médico que descreve outras condições que podem se manifestar junto ao transtorno do espectro autista. Elas estão presentes em cerca de 70% dos indivíduos com TEA, sendo que 48% deles podem ter mais de uma comorbidade. Estas condições associadas podem ser psiquiátricas, como TDAH, ou médicas, como distúrbios do sono. Para saber mais, clique no link abaixo:

SONO

Uma das comorbidades mais comuns no autismo são os distúrbios do sono. Entenda o porque e saiba como lida com as dicas abaixo:

TDAH

Outra comorbidade muito comum no Autismo é o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Clique abaixo para conferir algumas dicas:

DEPRESSÃO

Engana-se quem acha que não existe depressão infantil. 

As pessoas acreditam que nessa fase da vida não há problemas que possam fazer uma criança ficar deprimida. Mas é de extrema importância que você saiba diferenciar se seu filho está apenas triste ou deprimido. Para saber mais, clique no link abaixo:

SUPERDOTAÇÃO E SAVANTISMO

Algumas crianças com Autismo podem apresentar superdotação, ou seja, uma inteligência fora do comum. No entanto, em alguns casos, essa aparente inteligência pode a síndrome de savant.

ANSIEDADE E FOBIAS

Crianças com Autismo podem ter também uma ansiedade exagerada e medos irracionais. 

HIPOTONIA MUSCULAR

A hipotonia ou o tônus muscular baixo é a diminuição da força muscular e dos músculos. Por isso, os músculos não são tão firmes quanto o esperado em termos de desenvolvimento.

Para saber mais, clique no link abaixo:

TOC

O transtorno obsessivo-compulsivo (CID 10 - F42), conhecido popularmente pela sigla TOC, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e intrusivos. A condição também causa comportamentos compulsivos e repetitivos, que comumente estão relacionados à limpeza e organização.

 

Para saber mais, clique no link abaixo:

TOD

O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) caracteriza-se pelo um padrão persistente de comportamento desobediente, hostil e desafiador contra figuras de autoridade (como pais e professores). Crianças e adolescentes com TOD são rebeldes, teimosos, se opõem a adultos e se recusam a obedecer.

 

EPILEPSIA

A epilepsia é uma doença do sistema nervoso central onde ocorrem intensas descargas elétricas que não podem ser controladas pela própria pessoa, causando sintomas como movimentos descontrolados do corpo e mordida da língua, por exemplo.

Para saber mais, clique no link abaixo:

DICAS PARA OS PAIS

13 dicas para os pais de crianças com Autismo, baseadas no livro Mundo Singular. 

MARCOS DESENVOLVIMENTO

Todas as cadernetas de saúde e vacinação, que são entregues na maternidade no nascimento do bebê, apresentam todos os marcos do desenvolvimento, onde podemos checar se a criança está se desenvolvendo de acordo com o esperado.

 

Sempre que houver algum atraso, é importante investigar a causa com especialistas.

AUTISMO REGRESSIVO E ATÍPICO

Em alguns casos a criança tem seu desenvolvimento comum, atingindo todos os marcos do desenvolvimento, e por volta dos 18 meses perde algumas habilidades, como falar e interagir. Para saber mais, clique no link abaixo.

APRAXIA DA FALA

O diagnóstico de Autismo muitas vezes se confunde com a Apraxia da Fala. Entenda melhor a diferença clicando no link abaixo:

GÊNEROS x AUTISMO

Entenda as diferenças da incidência do Autismo em meninos e meninas. 

AUTISMO TEM TRATAMENTO

Autismo não tem cura, mas tem tratamento! E o tratamento pode transformar a vida da criança.

 

Os principais fatores para o sucesso são:

1) A PRECOCIDADE

Quanto antes iniciado o tratamento, melhor o prognóstico. No entanto, até mesmo em adultos o tratamento apresenta excelentes resultados,

2) A INTENSIVIDADE

São recomendadas no mínimo 10h de terapia semanais, além do treinamento da escola e da família para que a criança receba estímulos constantemente, e 

 

3) A QUALIDADE

A tratamento que apresenta melhores resultados comprovados cientificamente é a terapia comportamental ABA.

Para saber mais detalhes, clique no link abaixo. 

Please reload

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com