Captura_de_Tela_2020-03-19_às_12.15.51

Par Cognitivo

 

Como ensina o IG @cbiofmiami:

"Toda turma de colégio possui alunos extremamente habilidosos. São líderes na sala, comunicativos, tiram boas notas e possuem boa índole. Muitas vezes os professores podem contar com uma ajuda informal desses estudantes, solicitando que faça companhia e inclua aqueles alunos deixados de lado no recreio ou que sejam vítimas de bullying. Essa atitude aumenta as chances do aluno pouco habilidoso e com poucos amigos de ser incluído e de fazer novas amizades".

CRIE O SEU PERFIL DO ALUNO

 

Para criar seu Perfil do Aluno personalizado, clique no link ao lado e acesse o arquivo para download.

Captura_de_Tela_2019-05-14_às_18.02.24.p
Captura_de_Tela_2019-05-14_às_18.02.34.p
Captura_de_Tela_2019-05-14_às_18.02.41.p
Captura_de_Tela_2019-05-14_às_18.02.49.p

No caso do Matheus, no início, ele sempre ficava à parte do que estava acontecendo em sala de aula, ficava virado para a janela, olhando para o nada...

 

Fomos conversando com a professora e pedindo que a mesma o fizesse sempre ficar sentado junto com os amigos. Aí ele começou a sentar na mesa redonda junto com os amigos, mas com a cabeça virada para trás, para evitar o contato visual e a interação.

Pedimos então que a professora todos os dias o fizesse interagir alguns minutos individualmente com um amiguinho da classe, e que repetisse ao longo da semana, interagindo individualmente com um amigo por semana. E assim ele começou a interagir individualmente e em grupo na escola! Essa estratégia foi um sucesso!

Para essa estratégia sempre dou o exemplo de chegarmos sozinhos numa festa com pessoas estranhas ou chegar na mesma festa com seu melhor amigo! A partir do momentos que temos vínculos individuais, fica bem mais fácil se sentir à vontade em grupo!