O Modelo Denver de Intervenção Precoce

O MODELO DENVER DE INTEVENÇÃO PRECOCE

Na época em que o Matheus recebeu o tratamento, suas terapias eram baseadas numa forma mais clássica de ABA, ou seja, na mesinha, seguindo um roteiro, onde o Matheus deveria atender nossos comandos.

 

Mas na rotina, mesmo conhecer métodos naturalísticos, como o Denver por exemplo, sempre que estimulávamos o Matheus na prática, ao assistir a um desenho, durante uma brincadeira, etc., na verdade estávamos aplicando um modelo mais naturallista, uma vez que estávamos praticando uma terapia comportamental (assim como o ABA), mas buscando sempre a interação e afetividade e seguindo a liderança do Matheus.

 

As grandes diferenças entre o ABA Clássico e o Denver, são que o segundo utiliza somente condições naturais para realizar as técnicas, prima a efetividade entre o terapeuta e a criança e só pode ser utilizado para menores de até 5 anos.

Brincar com seu filho e reforçar aquilo que é aprendido nas terapias é essencial para seu desenvolvimento. Nossa mestre Mayra Gaiato dá dicas para brincar, de forma a estimular questões importantes para o desenvolvimento, como a interação e a linguagem, de acordo com o Modelo Denver de Intervenção Precoce:

1) Siga a liderança da criança,

2) Fique frente à frente,

3) Favoreça o contato visual,

4) Faça sons engraçados,

5) Use poucas palavras,

6) Imite a criança,

7) Evite distrações,

8) Proponha outras atividades,

9) Seja parceiro de jogo,

10) Faça atividades prazerosas. 

Nos vídeos abaixo, nossa mestre Mayra Gaiato ressalta que participação dos PAIS é essencial para o desenvolvimento das crianças e certamente muito mais nas CRIANÇAS COM AUTISMO. Dá dicas para BRINCAR, de forma a estimular as questões mais importantes, como a INTERAÇÃO e a LINGUAGEM, tudo de acordo com o Modelo DENVER de Intervenção Precoce.

 


COMO COLOCAR EM PRÁTICA

 

A melhor forma de entender e colocar em pr​ática o Modelo Denver de Intervenção Precoce, é através do livro abaixo, cujo resumo com exemplos e vídeos fica ainda mais fácil compreender. Confira clicando no link do Resumo do Livro abaixo.

COMPREENDER E AGIR EM FAMÍLIA

O modelo Denver é indicado para crianças menores, mas este livro dá várias dicas para os pais estimularem em casa, em especial a linguagem e interação. É leitura obrigatória! Clique no link abaixo para entender melhor o Modelo e saber como aplicar o modelo em casa na PRÁTICA - PELOS PAIS, acessando o resumo do livro:

RESUMO INTERVENÇÃO PRECOCE

Outra leitura recomendada é o livro Intervenção Precoce em Crianças com Autismo, este mais recomendado para profissionais, mas que também tem dicas valiosas para pais. Confira algumas dicas do livro no link abaixo: 

Please reload

COLOCANDO EM PRÁTICA

Autismo Conference

Nossa mestre Mayra Gaiato demonstra na prática na Autismo Conference como aplicar o Modelo Denver.

MAYRA GAIATO

O Que É Coaching Parental

Nossa mestre Mayra Gaiato explica como funciona o Coaching Parental, ou seja, treinamento dos pais, de acordo com o Modelo Denver de Intervenção Precoce. 

MAYRA GAIATO

Coaching Parental Na Prática

Mayra Gaiato dá dicas de condutas que podem ser adotadas na rotina do dia-a-dia para estimular seu filho.  

MAYRA GAIATO

Meu Filho Só Faz o Que Quer

Como aumentar a variedade nas brincadeiras.  

Please reload