Antes e Depois...

Um ano e um mês após o diagnóstico (7 meses de Método ABA), já canta parabéns sem ajuda (do seu jeitinho, é claro!)

Um ano e três meses após o diagnóstico, já fala espontaneamente e com função, fixando o olhar e "puxando conversa"! Muitos motivos para comemorar! Mas eventualmente precisando de ajuda para responder perguntas simples... 

Um ano e seis meses após o diagnóstico e após realizar praticamente todos os dias o método ABA durante um ano, com estímulos constantes na linguagem e nas demais deficiências, já é possível conversar e estabelecer um diálogo um pouco menos "ensaiado"...

Um ano e um mês de prática de método ABA, segue um exemplo de diálogo na rotina:

Depois de 1 ano e 2 meses de aplicação do Método ABA  e de outraos estímulos intensivos, veja como melhora sua conversa (inclusive faz que está lendo) e sua interação se desenvolveu muito!

Que fofo, ele foi buscar o colo do Mano!

 

 

E após 1 ano e 4 meses de tratamento intensivo com equipe integrada, estímulos constantes e Método ABA todos os dias, veja como o Matheus já conversa adequadamente:

 

Antes

 

Antes de iniciar o tratamento, Matheus não atendia aos chamados, fugia do olhar, procurava sempre brincar sozinho (não brincava sequer com os pais e o irmão), pegava em nossa mão para obter o que queria (não verbalizava), era pouco sensível à dor, girava em torno de si mesmo com freqüência, era muito metódico, fazia movimentos repetitivos com seus brinquedos, não dava tchau ou beijos, andava na ponta dos pés, se desesperava em ambientes diferentes e barulhentos e com a aproximação de "estranhos".

 

 

Depois

 

 

Passado 1 ano de tratamento, especialmente após a aplicação diária do Método ABA, passou a atender aos chamados, fixa o olhar por um tempo significativo, procura os pais e o irmão com freqüência para brincar e interagir, melhorou sua interação na escola, forma frases (ainda que com alguma ajuda) para obter o que quer, praticamente não repete mais movimentos, está aberto a novas experiências e ambientes, cumprimenta as pessoas, dá tchau, oi, aceita beijos e abraços rápidos de "estranhos". Ainda temos muito trabalho pela frente, mas o tratamento realizado reduziu drasticamente os principais sintomas, e continuaremos trabalhando com afinco para obter resultados ainda melhores!

 

Após 7 meses de terapia e 1 mês de aplicação diária de Método ABA, falou espontaneamente sua primeira palavra trisilábica, que foi motivo de grande comemoração:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passou também a identificar as cores e muita evolução de forma geral:

Após 8 meses de tratamento e 2 de aplicação diária do Método ABA, ampliou o vocabulário, melhorou a dicção e passou a interagir muito mais, iniciando brincadeiras simbólicas:

Com 4 meses de método ABA (10 meses de tratamento), demonstra também melhora no olhar, formação de frases e melhor desenvoltura na sua dicção: 

Após 5 meses de método ABA (11 meses de tratamento) passou a relatar acontecimentos:

Após 6 meses de ABA (1 ano de tratamento), melhorou sua fala espontânea, verbalizando para obter o que quer (algumas vezes com ajuda leve), respondendo perguntas simples quando treinado, verbalizando a todo momento, cantando e formando frases com freqüência.

Após 2 anos de tratamento e 1 ano e 5 meses de aplicação diária do Método ABA, o Matheus recebeu alta de seu neuropeditra e saiu do Espectro Autista!

​Para entender melhor, clique no link abaixo:

 

Claro que sempre há trabalho pela frente, mas este ano o Matheus deu um show quando, em um Natal da família, tomou a iniciativa de pegar o microfone e começar a cantar a música - Nunca Pare de Sonhar, do Gonzaguinha! Ele aprendeu para apresentação da escola, mas ninguém esperava aquela iniciativa que encheu de fé nossos corações! Uma pena que filmamos apenas na parte final: 

Ontem um menino
Que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã

Para não ter medo
Que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar

Nunca se entregue
Nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar

Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será

Segue abaixo uma conversa espontânea recente, logo após completar 4 anos:

Segue outra conversa espontânea, onde me procura para interagir, também logo após completar 4 anos.

Com 4 anos e 3 meses começou a ler:

Logo que foi diagnosticado, não quis colocar a roupa da apresentação da escola, queria fugir no palco atrás da bandeira do Brasil... Mas no Dia das Mães, com 4 anos e meio, me deu o melhor presente do mundo, fez uma apresentação maravilhosa, cantando e dançando de acordo com a coreografia!

Pouco antes de completar 5 anos, está muito falante, engraçado, puxa conversa, faz brincadeiras, está lendo e escrevendo e aprendeu até a somar!

Em setembro de 2017 percebemos uma evolução ainda maior! Agora quer ir do portão da escola para sua sala sozinho, inventa histórias, etc.:

Em Agosto/2018 ele já faz até ironias e está lendo e escrevendo com muita desenvoltura e facilidade:

Em Setembro/2018, pouco antes de completar 6 anos, fizemos nossa primeira viagem longa e Matheus nos surpreendeu em todos os sentidos! Nossas férias foram incríveis! Não estranhou a comida (pra quem tinha pânico de qualquer sabor ou cheiro diferente), não enjoou (pra quem ia vomitando daqui à São Paulo toda vez que íamos na Mayra), pra quem não interagia com ninguém, interagiu com todos, mesmo em outras línguas, foi parceiro nas andanças, curtiu cada segundinho! Ele é prova do quanto o tratamento pode mudar uma vida! Com passinhos de formiga, trabalhando muito todos os dias, chegamos muito longe! Estamos realizados e infinitamente gratos à @mayragaiato que nos conduziu a esse destino e a Deus, que está sempre no comando de tudo!!! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

Olha que delícia ele brincando sozinho de faz-de-conta, narrando o diálogo de seus personagens! E essa música que ele inventou, baseada num episódio dos Jovens Titãs, do Hamburguer x Burrito então! E ainda está soletrando super-bem! Isso tudo pouco depois de completar 6 anos. Cada dia mais fofooooo:

O Matheus tinha hipotonia muscular e não queria nem pegar em lápis, canetas ou canetinhas. Após muitos estímulos na sua Coordenação Motora Fina, veja como seus desenhos são elaborados e sua letra está linda! Tudo com personagens do Bob Esponja, que agora é seu desenho favorito. Aliás, ele agora adoooora desenhar e escrever! 

Segue um Resumo do Antes e Depois:

O QUE AINDA PERSISTE

 

Sair do Espectro não é cura, por isso, algumas características sutis relacionadas ao Autismo ainda persistem. Uma questão ainda recorrente é a sensorial, por exemplo, ele morde a ponta de todos os seus lápis, vive se pendurando (buscador sensorial propriopectivo), não tem noção de frio e calor e nunca quer se vestir com roupas longas.

 

Além disso, não tem muita noção de perigo e, por outro lado, tem um medo super irracional - medo da TV desligada! Ele fica simplesmente em pânico em locais onde a TV esteja desligada e imagina que irá engoli-lo. 

Evita também o contato visual, embora faça voluntariamente alguns contatos rápidos. De vez em quando esquece de trazer o material da tarefa para casa, parece ter uma atenção um pouco menor, mas nada preocupante.

 

No entanto, não há mais atraso na linguagem e dificuldade de interação, que são os sintomas centrais que caracterizam o Autismo. Pelo contrário, sua linguagem é super elaborada, forma frases complexas e agora é muito sociável, até mais que a média! Brinca adequadamente na escola com os amigos e é conhecido e querido por todos!

 

Além disto, as características que persistem são tão sutis que não prejudicam mais seu desenvolvimento social e acadêmico, tanto que se alfabetizou antes mesmo que os amigos da sala. 

No futuro não sabemos como será, mas o que podemos dizer é que agora seu desenvolvimento não apresenta mais atrasos. 

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com