A ESCOLA

 

A Escola apresenta papel primordial no desenvolvimento de qualquer criança e, no caso de crianças especiais, muito mais! Veja então algumas dicas importantes!

DIREITOS NA ESCOLA

Para saber mais, clique no link abaixo:

PROFESSOR DE APOIO

Para saber mais, clique no link abaixo:

PEI e MATERIAL ADAPTADO

Para saber mais, clique no link abaixo:

PROVA ADAPTADA

Segundo uma resolução do MEC, para que a criança seja incluída e que tenha suas necessidades educacionais atendidas, basta que seja solicitado. Seja mediação, avaliação diferenciada, material adaptado, quaisquer ferramentas devem ser atendidas pela escola sem a necessidade de laudo. 
Para saber mais, clique no link abaixo:

TAREFA ESCOLAR

Clique no link abaixo para dicas de tarefa escolar. 

DIÁRIO ESCOLAR

Para haver uma comunicação constante entre as escolas e os pais e terapeutas, é importante que o professor preencha diariamente o Diário Escolar, onde ele relata como a criança está se desenvolvendo na escola. 

MAIS DICAS INCLUSÃO ESCOLAR

Para saber mais, clique no link abaixo:

DICAS ALFABETIZAÇÃO, MATEMÁTICA, ETC.

seguem algumas dicas para alfabetização, matemática, permanecer sentado, etc.

PERFIL DO ALUNO

PERFIL DO ALUNO - Para que a professora entenda os pontos fortes e as dificuldades da criança, entre outras diversas informações importantes, elabore um Perfil do Aluno, como esse modelo criado por @julilansermayer.

 

Clique no link abaixo para saber mais e acessar o arquivo para baixar gratuitamente.

PAR COGNITIVO

No caso do Matheus, no início, ele sempre ficava à parte do que estava acontecendo em sala de aula, ficava virado para a janela, olhando para o nada...

 

Fomos conversando com a professora e pedindo que a mesma o fizesse sempre ficar sentado junto com os amigos. Aí ele começou a sentar na mesa redonda junto com os amigos, mas com a cabeça virada para trás, para evitar o contato visual e a interação.

Pedimos então que a professora todos os dias o fizesse interagir alguns minutos individualmente com um amiguinho da classe, e que repetisse ao longo da semana, interagindo individualmente com um amigo por semana. E assim ele começou a interagir individualmente e em grupo na escola! Essa estratégia foi um sucesso!

Para essa estratégia sempre dou o exemplo de chegarmos sozinhos numa festa com pessoas estranhas ou chegar na mesma festa com seu melhor amigo! A partir do momentos que temos vínculos individuais, fica bem mais fácil se sentir à vontade em grupo!

 

Para saber mais, clique no link abaixo:

DICA LITERÁRIA: Competências Socioemocionais 

DICA LITERÁRIA do IG @asperger_tea_asperger:


"Passando para compartilhar conhecimento 😊 que livro didático, cheio de informação, dicas de várias atividades do infantil ao ensino superior, orientações, enfim vale a pena a leitura.
Todo ser humano deveria lê-lo!
Existem muitas atividades que tb podem ser feitas em casa com a sua família".

MÉTODO MONTESSORI

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.

Para saber mais, clique no link abaixo:

Please reload

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com