INCLUSÃO

INCLUSÃO ESCOLAR

Para saber mais sobre Inclusão Escolar, clique no link abaixo:

PRIMEIRO PARQUE DE DIVERSÕES ADAPTADO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

“Já pensou levar seu filho para um dia memorável em um parque de diversões no qual todas as atrações fossem adaptadas para crianças com autismo e todos os monitores e funcionários fossem devidamente treinados para conviver com pessoas autistas? Seria o sonho de muitas famílias do espectro!

Pois este parque já existe! 

No dia 28 de abril deste ano foi inaugurado nos ESTADOS UNIDOS o PRIMEIRO PARQUE de DIVERSÕES do mundo INTEIRAMENTE ADAPTADO para receber crianças com AUTISMO. 

O SESAME PLACE foi inspirado no programa infantil Vila Sésamo e fica em Langhorne, PENSILVÂNIA. 

O parque faz parte do International Board of Credentialing and Continuing Education Standard (Comitê Internacional de Padrões de Educação), o qual concedeu o selo de Certified Autism Center (Centro de Autismo Certificado) – que é um certificado de inclusão – para as 25 atrações do local. Todos os FUNCIONÁRIOS foram TREINADOS para trabalhar e conviver com pessoas com necessidades específicas.

No site do Sesame Place www.sesameplace.com há um GUIA SENSORIAL, no qual pode ser verificado quais SENTIDOS (visão, audição, tato, olfato e paladar) são ESTIMULADOR em cada uma das ATRAÇÕES, para facilitar na ESCOLHA dos brinquedos quando for realizada uma visita.

O parque criou ainda ESPAÇOS para que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se sintam CONFORTÁVEIS. Foram construídos QUARTOS SILENCIOSOS para que as crianças possam descansar entre uma atração e outra e também são distribuídos FONES de ouvido que bloqueiam ruídos”.

Matéria do site www.superespectro.com.br.

AGÊNCIA DE TURISMO VOLTADA A PESSOAS COM AUTISMO

A Adapte! Turismo ajuda famílias que possuem membros alérgicos, com mobilidade reduzida ou com algum tipo de deficiência a realizar viagens e promete atuar desde o planejamento até a execução.

ROTEIROS INCLUSIVOS

A Adapte! Turismo elaborou inclusive um roteiro inclusivo. Vale à pena conferir!

SESSÃO AZUL

A agitação, os movimentos repetitivos, e o julgamento de estranhos são muitas vezes empecilhos para que portadores do espectro e suas famílias consigam curtir uma PROGRAMAÇÃO CULTURAL. Pensando nisto, as psicólogas Carolina Salviano e Bruna Maia, do Rio de Janeiro, especializadas no tratamento do Autismo, criaram o projeto SESSÃO AZUL, que promove sessões especiais em CINEMAS, TEATROS e ainda no ZooRio e AquaRio, com as ADAPTAÇÕES e condições necessárias para o maior conforto das pessoas portadoras do TEA.

 

O projeto acontece nos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, oferecendo PREÇOS MAIS BAIXOS e levando em consideração as NECESSIDADES do público especial.

 

As sessões de cinema contam com uma LOTAÇÃO MENOR, volume de SOM REDUZIDO e SEM o RISCO de alguém RECLAMAR caso um dos expectadores fale alto ou circule pela sala. Além disso, NÃO são apresentados TRAILERS antes do filme. 

O site apresenta ainda um link para download do material de "Rotina do Cinema", afim de antecipar os passos para a criança.

 

No AquaRio, o maior aquário da América Latina, nos corredores que normalmente são escuros, ficam acesas as luzes de emergência e a lotação também é reduzida na sessão especial.

 

Para saber mais, acesse www.sessaoazul.com.br, o Facebook Sessão Azul ou no IG @sessaoazul ou através do e-mail contato@sessaoazul.com.br

Please reload

LOCAL AMIGO DO AUTISMO

 

O site autism.org.uk, um portal de informações e serviços do Reino Unido, promove o PRÊMIO AMIGO DO AUTISMO a lojas, museus, aeroportos, empresas, cafés, restaurantes, etc., enfim, LOCAIS que se CAPACITAM para RECEBER PESSOAS COM AUTISMO, tornando-os mais ACESSÍVEIS para pessoas dentro do Espectro. 

Vamos LUTAR para que esta idéia seja implantada no BRASIL e que muitos LOCAIS possam realizar tais ADAPTAÇÕES! DIVULGUEM!!! DIVULGUEM!!! DIVULGUEM!!!

Fiona McGreavy, Gerente de Desenvolvimento de Voluntariado da Área na National Autistic Society Scotland, declarou: “Sabemos que 44% das pessoas com Autismo e suas famílias na Escócia muitas vezes DEIXAM DE SAIR porque estão preocupadas sobre como as pessoas reagirão ao Autismo. Sabemos também que PEQUENAS MUDANÇAS podem fazer uma GRANDE DIFERENÇA!” O museu Scottish Museum of Lighthouses, por exemplo, conquistou o prêmio Autism Friendly e possui um kit no site para que as pessoas do Espectro possam se informar (vide exemplo de imagens). Para receber o prêmio, a instituição tem que atender alguns CRITÉRIOS como:

1. informações do cliente

 

Garantir informações que permitam que pessoas com autismo possam planejar sua visita com antecedência, informando de preferência com envio prévio de foto de pessoa (que tenha uma boa compreensão do autismo) que possa entrar em contato antes ou durante a visita).

 

Importante disponibilizar mapas, vídeo ou visitas on-line do prédio, aviso de eventuais sons de alarmes ou campainhas específicos. No caso de restaurantes, ingredientes usados ​​e foto dos pratos, horários de menor movimento, informação de objetos que não devem ser tocados; etc.

 

2. Consciência do pessoal

 

Garantir que a equipe de funcionários esteja capacitada e treinada, afim de ter uma compreensão adequada do autismo, para que possam ajudar os visitantes do espectro a lidarem com situações eventualmente desafiadoras.

 

 

3. Ambiente Físico

 

Fazer adaptações no ​​local, afim de que não prejudiquem os transtornos sensoriais e sociais das pessoas com autismo. Caso persista no local uma área excessivamente iluminada ou ruidosa, por exemplo, alertar previamente para que aquele ambiente seja evitado, conforme o caso. 

 

É possível também incluir vagas de estacionamento e filas preferenciais, procedimentos de entrada e saída especiais, sinalização clara incluindo símbolos, balcões de informações com equipe treinada e opção de sala silenciosa .

 

4. Experiência do cliente

 

Fazer com que os visitantes se sintam bem-vindos! Demonstrar disposição e um compromisso contínuo para ser flexível em relação a solicitações individuais, pois cada pessoa com autismo possui necessidades diferentes, e promover uma avaliação sobre a experiência das pessoas com autismo para eventuais adaptações adicionais. 

 

5. Promovendo a compreensão

 

Comprometendo-se a ajudar a promover melhor compreensão entre o público que frequenta o local. Afinal, embora a maioria das pessoas já tenha ouvido falar em autismo, sua efetiva compreensão é preocupantemente baixa, o que gera um impacto direto nas pessoas com autismo e suas famílias quando tentam acessar lugares públicos e os tipos de experiências que os outros tomam por certo.

 

O portal alerta ainda que a melhor maneira de descobrir como o local pode ser mais amigável para o autismo é consultar os visitantes que estão no espectro.

Royal Caribbean: a primeira na indústria a tornar-se Amiga do Autismo!

 

BY C. KRAMER  

 

A linha de cruzeiros da Royal Caribbean foi a primeira na indústria a ser certificada como autism-friendly. A linha de cruzeiros trabalhou com a organização de viagens Autism on the Seas para ajudar a tornar sua experiência de férias mais divertida e menos estressante para pessoas com autismo e suas famílias. Outras linhas de cruzeiro também trabalharam com essa organização, mas a Royal Caribbean superou seu desempenho ao se tornar a primeira a obter uma certificação em nível de bronze. Entre as muitas acomodações disponíveis para aqueles que estão no espectro estão os brinquedos relacionados aos sentidos, as atividades modificadas dos jovens, os filmes para o autismo, o embarque prioritário e as acomodações dietéticas especiais.

Por que é tão importante que os cruzeiros ofereçam acomodações como essas? Se você tem um filho com autismo, sabe que pode ser difícil sair em passeios com sua família sem que as coisas fiquem agitadas e estressantes. As restrições alimentares ou os problemas sensoriais de seu filho provavelmente fizeram com que você saísse de um evento cedo ou realizasse etapas adicionais de preparação no passado. As férias podem acabar sendo mais trabalhos do que valem. Agora a Royal Caribbean e Autism on the Seas estão tentando mudar isso. Eles querem que todas as famílias possam relaxar e aproveitar suas férias! Assista ao vídeo agora para saber mais.

BITA - "A Diferença É O Que Nos Une"

 

Minha história com a superação começou desde bebê, quando nasci com um PEZINHO especial, bem torto e com uns dedinhos a menos! Na época, disseram para meus pais que EU NUNCA IRIA ANDAR!!! Mas com muito otimismo, eles não desistiram! Após cirurgias, botinhas, gessos, fisioterapias, hoje estou aí, andando, correndo e não tiro o salto alto! KKKK!

 

Meu pezinho continua sendo DIFERENTE, sinto algumas dores, mas posso dizer com franqueza que sou uma pessoa muito feliz e que me sinto abençoada!!! Isso tudo me ajudou a ver o AUTISMO de forma natural, sabendo que o papel dos pais é fundamental para o futuro dos filhos, ainda mais se forem especiais! Tratar as DIFERENÇAS com NATURALIDADE é essencial e isso deve COMEÇAR EM CASA!

 

“Nunca duvide de nós, somos especiais, quase super-heróis!” Buscar a superação é uma forma incríveeeeel de se sentir especial, no bom sentido na palavra! E fica a lição: “nunca deixe que ninguém diga até onde o seu filho pode chegar!”

 

De forma leve, o clipe aborda temas importantes como INCLUSÃO, SOLIDARIEDADE e o AMOR entre as pessoas! 

INCLUSÃO NA ESCOLA E PROFISSIONAL

 

Para saber mais sobre Inclusão, acesse nosso site nas páginas ESCOLA e PROFISSÕES PARA PESSOAS com Autismo e ainda uma lista de BRINCADEIRAS INCLUSIVAS, conforme botões abaixo:

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com