Terapia de Integração Sensorial

VISUAL

Temple Grandin no livro Cérebro Autista conta a história de pessoas que, devido à sensibilidade visual, não conseguiam frequentar locais muito iluminados e que tinham dificuldade de ler em virtude deste problema.

 

Em alguns casos, esta Fotofobia, que prejudica o aprendizado, denomina-se Síndrome de Irlen, conforme o artigo da Dra. Márcia Guimarães, publicado no site sindromedeirlen.com.br, que abaixo transcrevemos:

 

"A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A Síndrome tem caráter familiar, com um ou ambos os pais também portadores em graus e intensidades variáveis. Suas manifestações são mais evidentes nos períodos de maior demanda de atenção visual, como nas atividades acadêmicas e profissionais que envolvem leitura por tempo prolongado, seja com material impresso ou computador. (...)

A pesquisadora concentrou seus estudos nos sintomas “visuais” que estes adultos apresentavam, denominando-os de Síndrome da Sensibilidade Escotópica – fazendo alusão ao escuro – devido à preferência por locais menos iluminados durante tarefas com maior exigência visual. Além da fotofobia, cinco outras manifestações podiam estar presentes: problemas na resolução viso-espacial, restrição de alcance focal, dificuldades na manutenção do foco e astenopia e na percepção de profundidade.

A fotofobia geralmente se manifesta através de queixas de brilho ou reflexo do papel branco, que compete com o texto impresso e desvia a atenção do conteúdo a ser lido, comprometendo a atenção.

Luzes fluorescentes são particularmente desconfortáveis e geram irritabilidade. Até mesmo a luz solar direta, faróis de carros e postes à noite causam incomodo aos portadores da SI e cefaléias por essa exposição. Em muitos casos, há hábito de uso constante de óculos de sol.

As alterações da habilidade de resolução viso-espacial produzem sensação de desfocamento e de movimentação das letras que pulsam, tremem, vibram, aglomeram-se ou desaparecem, impactando na atenção e compreensão do texto que esta sendo lido. As distorções à leitura foram também objeto de relatos por parte de outros autores como Meares (1980), Whiting (1985) e Robinson & Miles (1987) 4,5,6. 

A restrição do foco limita a abrangência visual e reduz o número de letras apreendidas fazendo com que palavras sejam vistas parceladamente, o que requer uma segunda etapa associativa para coerência e compreensão. A restrição no alcance focal pode ainda causar dificuldades na organização do texto em segmentos significativos ou porções sintáticas, sendo esta uma característica presente em leitores deficientes. Em geral, bons leitores ampliam progressivamente o campo de visão, passando a reconhecer as palavras familiares pelo conjunto ou lexicalmente de forma a registrar as pistas visuais necessárias para uma interpretação rápida e correta do significado do texto naquele ponto".

 

Segue link do texto completo abaixo

Esta sensibilidade pode ser amenizada das seguintes formas:

LENTES COLORIDAS

O uso de lentes coloridas pode ajudar a diminuir a sensibilidade visual. Cada um deve procurar a lente com a cor que melhor se adapte. 

FOLHAS COLORIDAS

Temple relata ainda que, além do uso de óculos com lentes coloridas, o uso de papel colorido, cujo tom deve ser escolhido de acordo com cada pessoa que tiver dificuldade, permite uma facilidade muito maior de leitura. A autora conta que conheceu diversas pessoas que passaram a ler com muita facillidade após adotar esse mecanismo.

SOBREPOSIÇÕES COLORIDAS

Sobreposições coloridas (transparências de acetato) também podem amenizar o problema.

Please reload

5 HABILIDADES VISUAIS

Fala Fono - Ju Trentini

Please reload

FILTRO VERDE

De acordo com o site vivabem.uol.com.br, o uso de lentes verdes pode ajudar crianças com dislexia, autismo e TDAH a ler com maior velocidade. Para ler a notícia completa, clique no link abaixo:

Please reload

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com