
REFORÇO
Tanto o ABA mais clássico - DTT ou Denver, é uma espécie de treinamento de condutas, uma terapia comportamental, que pode ser feito em casa ou por terapeutas e funciona com a determinação de um DESAFIO e seu cumprimento através de AJUDA total, leve ou sem ajuda, seguido de um REFORÇO. Deve ser realizado durante pelo menos 1 (uma) hora diária, além das demais terapias indicadas pelos profissionais.

Entenda o que é o REFORÇO:
REFORÇADOR - O USO DE RECOMPENSAS
Mayra Gaiato explica sobre a importância do reforçador.
O QUE SÃO REFORÇADORES - PARTE 1
Nesta série de 3 episódios, nossa mestre Mayra Gaiato explica o que são reforçadores.
O QUE SÃO REFORÇADORES - PARTE 2
Nesta série de 3 episódios, nossa mestre Mayra Gaiato explica o que são reforçadores.
QUANDO NÃO USAR REFORÇADORES - PARTE 3
Nesta série de 3 episódios, nossa mestre Mayra Gaiato explica o que são reforçadores.
Como ensina o IG @autism.os Posted @withregram • @mirelepsi Boa noite, minha gente! Passando com esse tema EXTREMAMENTE importante e que deve estar SEMPRE em observação na prática. Espero que gostem e que seja entendido de forma leve:
A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO
A psicopedagoga mestre em ABA, Dani Botelho, explica a importância dos REFORÇADORES para aumentar a motivação e ensinar novas habilidades para pessoas com TEA.
.
.
Ensina também algumas formas de avaliar os ITENS PREFERIDOS da criança. A avaliação pode ser feita tanto por profissionais quanto familiares para promover estímulos em casa ou no consultório.
.
.
O teste de preferências pode ser feito com comestíveis, quando a criança consome (come) o que escolheu ou com objetos - brinquedos e aplicativos no celular / tablet, quando a criança brinca por um tempinho e depois pegamos de volta. .
O REFORÇO
O reforço pode ser a entrega de um brinquedo, a apresentação de um vídeo que a criança goste, ou até eventualmente uma comida de sua preferência, se for na hora da refeição ou lanchinho.
Passados cerca de 10 segundos do reforço (10 segundos assistindo um vídeo, por exemplo), inicia-se novamente o mesmo processo repetidamente: DESAFIO + AJUDA = REFORÇO, seguindo todos os passos de estímulos abaixo detalhados (itens grifados).
O reforço deve ser dado imediatamente após o cumprimento do comando (no máximo em 3 segundos), para que a criança entenda que está sendo recompensada por ter cumprido a tarefa. Ainda que tenha cumprido o comando com ajuda total, deve receber o reforço escolhido, além de palmas, parabéns, etc., de forma que esses momentos sejam realizados de forma mais prazerosa possível para a criança.
Se o reforço for um vídeo, por exemplo, deve-se deixar o mesmo "engatilhado" para ser apresentado imediatamente e pode ter a duração de cerca de 10 segundos, daí você pausa e dá um outro comando novamente, e assim por diante. Se for um lanchinho ou um brinquedo, deixar ao seu lado para ser recompensado imediatamente.
É muito importante que durante a aplicação desta prática, a criança fique sentada o tempo todo, saindo apenas para atender seus comandos, se for o caso, estimulando-se assim o aumento de sua concentração e compreensão da necessidade de ficar sentando na sala de aula e no restaurante, por exemplo. Caso levante, traga-a de volta. Se fizer birra, ignore completamente, deixe se acalmar e recomece.
No início a criança naturalmente apresentará maior resistência. É importante ter fé e nunca ceder ou desistir. É preciso ter consciência de que estamos persistindo pelo seu bem e seguir o lema: "Ordem dada, ordem cumprida". Com perseverança, você verá os resultados!
Para entender melhor como funciona, assista nossos vídeos abaixo (mais vídeos no Youtube => Autislólogos Autismo). Ressaltamos que esses vídeos foram realizados após algum tempo de tratamento e que no início ele necessitava de muito mais ajuda.

%2020_33_5.png)
Como ensina o IG @lucelmo.lacerda: Post da @psi.jessicacoelho (vão lá para seguí-la)
Complementando o último vídeo, uma historinha (bem plausível de ser verídica) de como não entender esse conceito pode fazer você falhar na intervenção. 🤔