IMPORTÂNCIA TREINAMENTO PAIS

Como ensina o IG @anaclaudiacerutti:

"Dividindo com vocês uma matéria do site superspectro.com com Dr. Carlos Gadia que tem tudo haver com a importância do empoderamento familiar no tratamento das nossas crianças com autismo. "Dentre todas as descobertas contemporâneas acerca do transtorno do espectro autista,  uma das mais importantes ainda diz respeito ao convívio familiar.

De acordo com o neuro pediatra Carlos Gadia, um dos mais respeitados internacionalmente profissionais a atender crianças com autismo, a dedicação e o preparo dos pais, principalmente,  é o fator determinante na evolução social e comportamental de uma pessoa autista.

Essa foi uma das falas de Dr. Gadia durante a mesa "Dados contemporâneos sobre o TEA", no I Seminário Internacional Self, mediado pela psicóloga Maria Helena Jansen. Segundo ele, grande parte dos programas de tratamento de tratamento para crianças autistas incluem várias terapias que são determinantes para o exercício habilidades como comunicação verbal, por exemplo. No entanto, dificuldades financeiras, pouca disponibilidade de tempo dos pais, a agenda apertada dos profissionais capacitados e uma série de outros fatores continua impossibilitando a dedicação do volume recomendado.

"Uma das perguntas que escuto com frequência no dia a dia na clínica é a seguinte: "Eu só consigo levar meu filho para terapia uma vez por semana, é suficiente?" A resposta, segundo ele, é bastante simples: "para uma criança autista uma hora de terapia por semana é o mesmo que nenhuma terapia. Não existe método algum de abordagem para o TEA que dê resultado nesse tempo. Se você tem apenas uma hora por semana para dedicar a terapia do seu filho, use esse tempo para treinamento de pais".

O motivo para essa afirmação do especialista é que, com capacitação,  os pais podem se tornar multiplicadores de conhecimento e realizar processos terapêuticos com os filhos, compartilhando as informações com outros pais".

 

DICA DE CURSO

Uma dica preciosa são os cursos da Mayra Gaiato. Não ganho nada com essa indicação, indico porque fiz e amei! Para os pais que forem aplicar as terapias, sugiro começar com o de AT e depois o de Treinamento de Pais e, se quiserem se aprofundar ainda mais, por último o curso de ABA / DENVER. Segue link para os cursos abaixo:

DICA: CONTRATE UM ESTAGIÁRIO

 

Para que os pais estejam mais dispostos a estimular a criança na rotina, ou seja, na hora das refeições, do banho, etc., sempre recomendo a contratação de um estudante interessado e que venha colocar em prática todos os dias nessa casa. O ideal é que esse estagiário faça o curso de AT (link acima) e que seja monitorado por um profissional de qualidade, ainda que online. Entenda melhor assistindo o vídeo abaixo:

DICAS PARA PAIS 

Para saber como estimular seu filho, clique no link abaixo:

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2023 by Grace Homecare. Proudly created with Wix.com