Como Agir
Como explica o IG Academia do Autismo:
Existem diversos fatores que podem desencadear uma crise e ela pode manifestar-se de diferentes formas. É sempre muito importante entender o motivo e situações que desencadeiam estas crises e trabalhar habilidades para lidar ou até preveni-las. Mas, no momento em que acontece, embora não exista uma receita a ser seguida, há alguns passos que podem ajudar a pessoa a passar por estes momentos. Confira algumas dicas, mas lembre-se sempre: cada criança é única e precisa ser compreendida a partir da sua própria singularidade e contexto.
#acessibilidadeparatodos #paratodosverem #pratodosverem Na imagem com fundo azul, temos na parte esquerda a frase: "Eu estou em crise! Você sabe como me ajudar?" e o desenho de uma criança chorando. À direita, as dicas: "Retire os estímulos do ambiente; Não grite comigo; Seja firme, mas com um tom baixo; Não bata em mim; Abaixe o volume de estiver alto; Apague as luzes se você perceber que estou incomodado(a); Não me aperte; Tire os objetos perigosos do lugar; Discretamente me leve a um lugar calmo; Não tente me conter e retire meus calçados, casacos e meias para me sentir confortável". Na parte inferior, temos o logo da Academia do Autismo na cor branca".
Como se Regular
Como explica Pedro Jailson Silva, um autista adulto, diagnosticado aos 28 anos, pergunta: Como vocês se regulam em momentos de crises?
Eu:
📍 Ficando sozinho, principalmente para não tratar as pessoas mal, porque nesse momento é difícil se comunicar e dizer o que está acontecendo, e também prefiro ficar sozinho para não ter que interagir, porque interagir é bem cansativo para mim.
📍Eliminando estímulos sensoriais, ficando no escuro, de venda nos olhos, com protetor auricular e abafador de ruídos no ouvido.
📍 Deitando numa posição que me deixa mais calmo e relaxado, uma posição do Yoga que chama savasana, caso tenha curiosidade.
📍 Se concentrar na respiração, geralmente quando não estamos bem a respiração fica mais curta e concentrada no peito, uma respiração diafragmática ajuda a se acalmar e focar no presente.
Experimente, coloque uma mão no abdômen e outra no peito, mão que está no peito deve se mexer bem pouco ou não se mexer, e mão do abdômen se mexe, imagina que está inflando o abdomen.
Desaprendemos a respirar certo, observem um bebê respirando, só a barriguinha que infla.
Se não entendeu, pesquisa no YouTube "Respiração Diafragmática".
📍 Evitando mais estímulos, TV, celular, música, para a cabeça se recuperar.
📍 Atividades físicas, como caminhar, correr, natação, apesar de estar sedentário ultimamente.
📍 Geralmente eu fico com dor de cabeça também então tomo um analgésico.
📍 Faço refeições mais leves, porque também o emocional é sobrecargas me afetam o estômago.