AJUDA

Você sabe como dar SUPORTE para que seu filho aprenda novas HABILIDADES e atenda as DEMANDAS?

Confira as dicas da maravilhosaaaaa mamãe Catherine do IG @apontandoparaofuturo :

“As AJUDAS são simplesmente INSTRUÇÕES, GESTOS, TOQUES ou INDICADORES do que você quer que seu filho FAÇA e quando.

Eles são especialmente úteis para ENSINAR uma criança com autismo uma NOVA HABILIDADE ou ao corrigir um erro para garantir que ela responda corretamente.

Por exemplo, você pode dizer ao seu filho: “Escove os dentes” enquanto aponta para a escova de dentes. Você também pode começar a escovar os dentes como um exemplo do que deseja que seu filho faça. As instruções "Escovar os dentes", apontando para a escova de dentes e modelar "escovar os dentes" são exemplos de ajudas. Você está dando vários avisos/ ajudas para indicar ao seu filho exatamente o que você quer que ele faça e quando.

Muito provavelmente, você está dando INSTRUÇÕES para o seu filho o TEMPO TODO!

De fato, todos nós respondemos às solicitações em nossas interações diárias. A SIRENE da AMBULÂNCIA nos diz para PARAR o CARRO. O caixa que diz "Próximo!" nos dar aviso para avançarmos na fila.

Quando usamos a AJUDA de maneira EFICAZ isso AJUDARÁ nossas CRIANÇAS a se sentirem menos estressadas e mais bem-sucedidas.

O que é a HIERARQUIA de PROMPT/ AJUDA ?
Existem vários tipos de prompts e eles estão organizados no que os profissionais da ABA chamam de "Hierarquia de Prompt".

Eles são organizados do prompt MAIS INVASIVO ou invasivo ao prompt MENOS invasivo. O prompt/ ajuda MAIS intrusivo é normalmente usado quando se ensina uma NOVA HABILIDADE ou comportamento para garantir que a criança responda corretamente.O prompt/ ajuda MENOS invasivo geralmente é usado quando a criança comete um ERRO com uma habilidade que APRENDEU anteriormente.

Vamos ver como é a hierarquia de prompt e os diferentes tipos de avisos. Vou usar o exemplo de "guardar brinquedos" como a tarefa que a criança deve concluir. 
Fonte: (Cooper, Heron, & Heward, 2007)"

E ainda como acrescenta o IG @atipicamente.azul:

"Ensinar é transmitir conhecimento sobre alguma coisa.
Para isso se faz necessário aprender a ensinar, ensinar das mais diversas maneiras a fim de levar o conhecimento à diversas pessoas, levando em consideração as particularidades de cada indivíduo.
'Ensina-me de várias maneiras, pois sou capaz de aprender".

IMG_8705.JPG
IMG_8708.JPG
IMG_8711.JPG
IMG_8568.jpg
IMG_8563.jpg
IMG_8567.jpg
IMG_8706.JPG
IMG_8709.JPG
IMG_8712.JPG
IMG_8561.jpg
IMG_8565.jpg
IMG_8566.jpg
IMG_8707.JPG
IMG_8710.JPG
IMG_8713.JPG
IMG_8562.jpg
IMG_8564.jpg
IMG_8568.jpg
download.jpg

NO INÍCIO 

hand Over Hand

No início pode ser necessário dar ajuda total, colocando a sua mão sobre a mão da criança para que ela cumpra o que você pediu com sucesso.